Em reunião com relator da Reforma Administrativa Sindjus-DF faz defesa dos servidores e serviços públicos

O coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto, reuniu-se com o relator da PEC 32/2020, que trata da Reforma Administrativa, deputado Darci de Matos (PSD/SC), para apresentar o posicionamento da entidade e dos servidores públicos sobre essa proposta que tem o objetivo de fazer mudanças severas e nocivas para o serviço público e para toda sociedade brasileira.

Costa Neto, que participou da reunião juntamente com representantes do Sindilegis, informou que o cenário atual que o Brasil está vivendo, com elevado número de mortes, demandas prementes na área da saúde pública, pouco espaço para estabelecer um debate sério sobre o tema e dificuldade para realizar uma ampla mobilização da população brasileira, em virtude da pandemia, não é adequado para realizar nenhuma alteração constitucional.

“Esse não é o momento de fazer qualquer tipo de reforma no Estado e nem de ajuste fiscal. O momento é de cuidar das pessoas, de cuidar de quem precisa de ajuda, de quem está passando dificuldades e sofrendo com os efeitos da pandemia. O Estado teria que pensar em como atender as pessoas, cuidando da economia e garantindo a vacinação para todos. Esse momento não permite a participação presencial nos debates e é preciso que os dados sejam colocados na mesa, para que possamos debater isso não apenas na Câmara e no Senado, mas também com a sociedade, nas Câmaras Municipais e nas Assembleias Legislativas”, pontuou Costa Neto.

O presidente do Sindilegis, Alison Souza, também manifestou preocupação com a forma como a PEC 32 está sendo conduzida e com a vilanização dos servidores públicos. Souza ainda pontuou que, com a reforma Trabalhista a iniciativa privada foi prejudicada, agora o governo usa os servidores públicos como bodes expiatórios.

“A iniciativa privada está afundando e agora querem desmontar l a estrutura pública. O problema não é o servidor que se diz ganhar bem, mas a iniciativa privada que não se desenvolve no Brasil”, lamentou Souza.

De acordo com Darci de Matos, a Câmara dos Deputados tem aberto espaços para realização de audiências públicas para debater a PEC 32. Para ele, embora existam algumas divergências, é importante que se tenha um diálogo aberto para construir uma proposta que atenda às necessidades de todos os atores envolvidos.

O parlamentar pontuou ainda que a reforma Administrativa não irá impactar os atuais servidores e as mudanças apresentadas não seriam para precarizar o serviço público, mas para implantar a meritocracia.

Darci de Matos se comprometeu a atender os requerimentos do Sindjus-DF e do Sindilegis para incluir representantes das duas entidades nos debates, audiências públicas e seminários na Câmara sobre a PEC 32.

O Sindjus-DF e o Sindilegis continuam unidos, juntamente com o Movimento Basta! E outras centenas de entidades, para barrar a Reforma Administrativa. A previsão é que o Sindicato participe, nas próximas semanas, de audiências organizadas pela Câmara dos Deputados para discutir a proposta.

🔥2.8 K Total de Visualizações