Dia 28 de outubro: Sindjus-DF parabeniza servidores e chama todos à luta contra a PEC 32 e ao fortalecimento da nossa parceria

Chegamos a mais um 28 de outubro, data em que celebramos, no Brasil, o Dia do Servidor Público. O Sindjus-DF aproveita a ocasião para parabenizar todos os servidores públicos brasileiros, em especial os colegas do Poder Judiciário e MPU, incansáveis guerreiros e exemplos de dedicação à sociedade e à coisa pública.

Já se vão quase dois anos do início da pandemia e o mundo ainda não voltou ao normal. Então, nada mais justo, do que começar essa homenagem parabenizando os servidores que contribuíram e continuam contribuindo para salvar vidas, para combater esse vírus e para garantir o funcionamento do País.

Destacamos ainda o papel dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público na defesa da democracia, na manutenção da sociedade e na efetividade dos direitos dos cidadãos. Graças ao trabalho desses servidores, a Justiça está mais humanizada e acessível. E, mesmo durante o período de calamidade pública, foi registrada alta produtividade no PJU e no MPU.

É impossível, num texto breve, mensurar a relevâncias desses servidores e transcrever a totalidade de suas atribuições. Mas, podemos dizer, em linhas gerais, que esses nobres servidores atuam para manter o Estado Democrático de Direito, para fazer valer a Constituição Federal, para dar efetividade aos direitos fundamentais da população, bem como para assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, dos idosos, das pessoas com deficiência, do consumidor, dos trabalhadores… Servidores que trabalham contra a violência doméstica, feminicídios, homofobia e racismo. Servidores que contribuem decisivamente para o combate à corrupção e improbidade administrativa. Servidores que ajudam um universo de cidadãos a resolverem seus conflitos e resgatarem sua dignidade, e na arrecadação de bilhões aos cofres da União em execuções fiscais, por exemplo.
Por uma série de motivos, não há dúvida da importância desse quadro para a sociedade e o desenvolvimento do País. Um quadro que merece nosso reconhecimento, nosso respeito e a devida valorização.

O Sindjus-DF tem orgulho de representar essa categoria e de promover diuturnamente a defesa dos serviços e servidores públicos. Mesmo em tempos difíceis como o que estamos enfrentando, com uma série de ataques e perseguições ao funcionalismo, é uma honra estar ao seu lado.

A data de hoje é para aplaudir aqueles que são a alma do serviço público brasileiro e também para fortalecer a nossa mobilização por dias melhores. Como tem sido amplamente divulgado, o Sindjus-DF tem lutado bravamente pela rejeição integral da PEC 32/2020, que dispõe sobre o desmonte do Estado através de perdas e retrocessos incalculáveis. É imprescindível que todos abracem essa luta, que diz respeito não só ao futuro e a novos servidores.

Lutamos para que o servidor seja devidamente valorizado, e não atacado e prejudicado como tem sido a política dos últimos anos. O Sindjus-DF tem investido pesado na defesa dos direitos dos servidores e em formas de possibilitar mais qualidade de vida aos nossos filiados.

Para o Sindjus-DF, celebrar o Dia do Servidor é lutar para barrar a PEC 32, lutar pela execução do RRA, dos Quintos, do Auxílio-Creche, viabilizar a GAJ e GAMPU como vencimento, transformar o NS em realidade, garantir o direito de advogar aos servidores bacharéis em Direito e com inscrição na OAB, consolidar a Polícia Judicial, criar a Polícia do MPU, fazer justiça aos auxiliares remanescentes que ainda não foram reenquadrados, lutar pela recomposição salarial, disponibilizar um clube de vantagens exclusivas para nossos filiados, atendimento jurídico de altíssima qualidade, uma sede de alto nível e um clube de campo bem equipado aos filiados e seus dependentes, fortalecer e valorizar a conexão com a base…

Por essas e outras, o Dia do Servidor para o Sindjus-DF não é uma simples data comemorativa, é uma oportunidade de honrar aqueles que são a razão da nossa existência, de fazer reflexões e de reforçar nossa parceria de sucesso!
Mais uma vez, parabéns a todos e gratidão pela confiança. Juntos, somos mais fortes!