Sindjus-DF e Fórum das Carreiras Típicas de Estado traçam estratégia para recomposição salarial dos servidores públicos

O coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto, esteve reunido, nesta quarta-feira (29/12), com as entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), para traçar estratégias para garantir a recomposição salarial dos servidores públicos.

O encontro foi palco para que as entidades pudessem elaborar um plano conjunto para o reajuste do funcionalismo público, que já está sem nenhuma recomposição há mais de cinco anos. O presidente do Fonacate pontuou que, caso não exista um acordo salarial, as entidades estudam mobilização geral no dia 18/01, seguida de mais dois grandes atos ainda no mês de janeiro, com vistas a preparar um grande movimento nacional em torno dessa bandeira.

O coordenador-geral Costa Neto pontuou que nos últimos 15 anos só foram aprovados dois planos de cargos e salários para os servidores do Judiciário Federal e do MPU (em 2006 e 2016), que não foram suficientes sequer para repor as perdas inflacionárias desse período. Costa Neto também assegurou que a entidade está realizando pressão para garantir a recomposição para toda categoria.

“Respeitamos o direito legítimo de reajuste dos policiais, mas esse não é um caso isolado, todos os servidores públicos estão com seus salários defasados e corroídos pela inflação. Estamos lutando pelo reajuste para todos. Por isso é preciso dar continuidade à pressão e já começamos a fazer essa articulação junto ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, inclusive com a solicitação de audiências, que podem acontecer ainda em janeiro. Nosso objetivo é que o reajuste ocorra para todos, e, em seguida vamos tratar do nosso novo plano de cargos e salários para repor nosso poder aquisitivo, cujas perdas salariais já ultrapassam 50%”, destacou o coordenador-geral.

Na reunião também foi deliberado a divulgação de documento conjunto em defesa do reajuste para todas as categorias do serviço público.

Costa Neto também afirmou que o Sindjus-DF e o Fonacate vem de há muito tempo trabalhando juntos e obtendo excelentes resultados na luta em defesa do serviço público, razão pela qual continuará atuando lado a lado, fortalecendo os laços com as entidades que o compõem, e que irá participar de todas as mobilizações realizadas em conjunto com Fonacate.

Filie-se ao seu sindicato e participe. Juntos somos mais fortes!