Sindjus-DF pede ao presidente do TJDFT apoio no projeto de Plano de Cargos e Salários dos servidores do Judiciário

No Encontro com o desembargador Romeu Gonzaga ainda foi abordada a prorrogação do Teletrabalho, NS para Técnicos e o ingresso do Sindjus-DF no Pró-Saúde

A diretoria do Sindjus-DF se reuniu, na tarde desta quinta-feira (27/1), com o presidente do TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, para tratar do projeto de Plano de Cargos e Salários que vem sendo elaborado pelo Sindjus-DF, com o auxílio dos servidores, para garantir a recomposição salarial da categoria, além de outras demandas. Pelo Sindicato, o encontro contou com a participação do coordenador-geral do Sindjus-DF, Abdias Trajano, o coordenador financeiro Anderson Ferreira, a coordenadora de integração sociocultural Soninha Cardoso, e o coordenador de formação e relações sindicais Júlio Horta.

Abdias Trajano deu início ao encontro informando que os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União estão sem qualquer reajuste há mais de cinco anos e, por isso, o Sindjus-DF está unindo esforços para elaborar um Plano de Cargos e Salários que traga, dentre outras coisas, a previsão dessa recomposição salarial. “Quando ele estiver pronto, gostaríamos de contar com seu apoio”, pontuou Trajano.

De acordo com o coordenador financeiro Anderson Ferreira, a inflação, que tem avançado sobre toda população brasileira, está atingindo sobremaneira os servidores públicos, que não contam com data-base ou qualquer outro mecanismo de recomposição salarial. “Nosso trabalho é buscar, junto àqueles que podem encaminhar esse projeto, um apoio. Contamos com a sua sensibilidade nesse sentido. Não é um aumento salarial, mas uma correção, tendo em vista que a inflação já corroeu nossos salários”, pontuou o coordenador.

Na avaliação da coordenadora de integração sociocultural, a defasagem salarial já ultrapassa as expectativas dos servidores, por isso o Sindicato está lutando e não vai parar enquanto não houver um resultado positivo para toda categoria. ” Sabemos que não é uma luta fácil, mas queremos muito contar com seu apoio”, pontuou Soninha Cardoso.

O presidente do TJDFT pontuou que a luta por um novo Plano de Cargos e Salários é conflitante e difícil, uma vez que envolve todos os ramos da Justiça Federal, inclusive com alteração na estrutura dos servidores. Mas, na avaliação dele, esta é uma luta que precisa ser travada “ou a gente não sai do lugar”, avaliou.

O desembargador também cedeu apoio à demanda: ” É como eu sempre digo, a gente não pode se deter diante de obstáculos. Temos que tentar superá-los e contorná-los (…) Eu sempre me proponho, e faz parte da minha maneira de ser, apoiar. Se eu ainda estiver na Presidência, conte com meu apoio como eu sempre dei. Pode também contar comigo como desembargador, que estarei pronto para ajudar, pontuou o presidente do TJDFT.

Teletrabalho

Ainda durante o encontro, foi abordada necessidade de prorrogação do teletrabalho em virtude do agravamento da pandemia da Covid-19 e as suas diversas variantes. O coordenador-geral Abdias Trajano explicou que é necessário resguardar a saúde dos servidores e de toda população brasileira.

O desembargador informou que a ideia da Administração é postergar ao máximo o retorno, uma vez que o sistema remoto permitiu que a Justiça avançasse, como um todo, e ganhasse anos de terreno: “E não podemos retroceder agora”, avaliou o presidente.

NS para Técnicos

O coordenador Júlio Horta abordou a necessidade do Nível Superior para Técnicos e informou que entre os dias 4 e 5 de fevereiro os servidores estarão reunidos para discutir essa e outras demandas dos técnicos. O coordenador ainda pediu que no próximo concurso para os técnicos seja exigido o nível superior.

Saúde dos Servidores

O Sindjus-DF também solicitou assento no Pró-Saúde do TJDFT, uma vez que o Tribunal é o único órgão que o Sindicato não possui lugar de fala, para atuar na gestão do plano de saúde dos servidores. O presidente Romeu Gonzaga se comprometeu a avaliar a demanda e acionou a equipe técnica para acompanhar isso de perto.

Ainda com relação à saúde dos servidores, também foi solicitado ao presidente que na próxima campanha de vacinação também seja incluída a vacina contra H3N2 para todos.

Homenagem à equipe de saúde TJDFT

Antes do início do encontro, Abdias Trajano enalteceu a atuação da equipe de saúde do TJDFT que atuou em um problema de saúde que ele enfrentou. Trajano disse que se sentiu acolhido por toda equipe e que, durante todo tempo, recebeu ligações e o suporte dos profissionais. “Eu agradeço muito a Deus por ter colocado essa instituição em minha vida”, disse o coordenador-geral do Sindjus-DF.

O presidente do TJDFT também elogiou toda equipe de sáude do órgão.