Sindjus-DF destaca importância do autocuidado e de medidas preventivas no combate à LER/Dort

O dia 28 de fevereiro é a data escolhida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para o Dia Mundial de Combate às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort). Trata-se de um dia de conscientização sobre a importância de dar atenção a duas doenças com relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

O Sindjus-DF abraça essa campanha, em especial agora que diversos servidores estão em regime de teletrabalho, e muitos trabalhando sem as condições ideais. O uso excessivo de celular, que é prática comum nos dias de hoje, também contribui para o desencadeamento de LER e Dort. É importante tomar as precauções necessárias e ficar atento aos primeiros sinais, pois o nosso corpo dá o alerta através de incômodos e dores.

Os distúrbios mais frequentes são as tendinites (principalmente na região do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (ou seja, dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares em vários locais do corpo). Além dos esforços repetitivos, como os causados pela digitação, uso do celular e escrever, também é fundamental ficar de olho na postura inadequada e no excesso de força colocado ao realizar alguma atividade.

Dentre os principais sinais e sintomas de LER/Dort estão:
Dor localizada, especialmente nos membros superiores e dedos;
Dificuldade de movimentação;
Fraqueza, cansaço, peso, dormência, formigamento, sensação de diminuição, perda ou aumento de temperatura e sensibilidade;
Redução na amplitude do movimento;
Dificuldades para o uso dos membros, particularmente das mãos, e, mais raramente, sinais flogísticos e áreas de hipotrofia ou atrofia.

A demora em obter o diagnóstico e iniciar o tratamento pode trazer um problema ainda maior, exigindo, em alguns casos, fisioterapia e intervenção cirúrgica. O tratamento em caso de LER/Dort é lento e composto por períodos de melhora e de estagnação, e requer preciso ter paciência e também cuidado com a saúde mental. Então, o melhor é prevenir.

Como prevenir:
Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira;
Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos;
Respeitar os limites do corpo;
Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador;
Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo;
Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física;
Praticar exercícios físicos regularmente;
Manter um estilo de vida saudável.

Faça a sua parte. Autocuidado é fundamental ao seu bem-estar e à sua qualidade de vida.

🔥349 Total de Visualizações