Em reunião com o Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do MPU, Sindjus-DF discute pauta da categoria e fortalece canal de diálogo com MPF

Os coordenadores do Sindjus-DF Cledo Vieira e Suely Masala reuniram-se, nesta quinta-feira (17/03), com o Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do MPU, Cleuber Delano José Lisboa Filho, para tratar da pauta da categoria e do fortalecimento do canal de comunicação existente entre o Sindicato e o MPF.

Os dirigentes sindicais pediram a contribuição de Cleuber Delano para agilizar o recebimento, por parte do Sindjus-DF, dos dados referentes aos servidores do MPU para a execução dos Quintos. Suely Masala, que também é presidente da ASMPF, explicou que a Associação já recebeu essas informações, mas que o Sindicato ainda está no aguardo.

Embora esses dados foram encaminhados para a Associação, é importante que o Sindjus-DF também os receba, pois há filiados do Sindicato que não são associados à ASMPF, e vice-versa, e a intenção é que todos aqueles que têm direito nessa execução sejam contemplados. Cledo Vieira reforçou que é importante haver uma agilização nesse encaminhamento, pois a execução do Sindjus-DF tem prazo.

Cleuber Delano entendeu que o pleito é justo e garantiu que as planilhas contendo os dados solicitados já estão prontas. Ficou de verificar essa situação com a Secretária-Geral do MPU, Eliana Péres, e dar um retorno ao Sindicato.

Cledo Vieira e Suely Masala também explicaram que, até o momento, o Sindjus-DF, diferentemente da ASMPF e do SindMPU, não conta com a relação de e-mails marketing dos servidores. Os coordenadores destacaram a relevância de promover esse diálogo com a base sobre questões de carreira, jornada, saúde, dentre outras áreas pertinentes, e elucidaram que o Sindicato tem o compromisso de não utilizar esses e-mails para objetivos políticos ou que estejam alheios à pauta da categoria.

Cleuber Delano informou que vai avaliar o pedido de liberação desses emails para os servidores do Sindjus-DF, sublinhando que o fato do Sindicato se comprometer a utilizar os contatos de forma ética e responsável pesará na decisão.

O coordenador de Assuntos Jurídicos e a coordenadora de Comunicação do Sindjus-DF argumentaram sobre a necessidade do nosso Sindicato integrar a Comissão de Carreira do MPU. Cledo Vieira explicou que o Sindjus-DF tem contribuído com o Fórum Permanente de Carreira do Poder Judiciário, instalado pelo CNJ, e quer também contribuir com as discussões de carreira no âmbito do MPU.

Cledo Vieira informou ao Chefe de Gabinete que o Sindjus-DF, há cerca de um ano e meio, não faz mais parte da Federação, de modo que tem atuado de forma independente, em total sintonia e respeito às decisões da categoria. Salientou ainda que o Sindicato representa os servidores de todos os ramos do MPU (MPF, MPT, MPM, PGR, PGT, PGJM, CNMP) e que o Sindjus-DF tem mais filiados do MPU do que a própria Federação.

Os coordenadores sublinharam a importância do Sindjus-DF fazer parte efetiva dessa comissão para discutir a recomposição salarial emergencial dos servidores, NS para técnicos, criação da Polícia do MP e direito de advogar para analistas, dentre outros temas relevantes e as necessárias atualizações em termos de carreira.

Para Cledo Vieira, o Chefe de Gabinete foi bastante receptivo, tendo ouvido com bastante atenção e respeito as reivindicações colocadas pelo Sindjus-DF. “A reunião foi muito produtiva e representa o aprimoramento de um canal de comunicação importantíssimo entre o Sindjus-DF e o MPF, o qual será utilizado para aprofundamento do debate sobre diversas questões que integram as pautas específica e geral dos servidores”.

Em sua fala, Suely Massala fez questão de frisar que o Sindjus-DF tem como principal bandeira o compromisso exclusivo com a nossa categoria, atuando em várias frentes democráticas sem se envolver com pautas político-partidárias e interesses pessoais. Reafirmou que a atuação do Sindicato prima pela transparência e credibilidade, levando sempre à Administração informações fidedignas e responsáveis relativas às necessidades e realidade da nossa categoria.