Dia Mundial do Autismo: o respeito e a conscientização devem andar de mãos dadas

O autismo é uma condição que é caracterizada pelo comprometimento da interação social e da fala, bem como alteração comportamental. Muitos tabus e muitos preconceitos ainda rondam o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). E hoje, 2 de abril, dia definido pela Organização das Nações Unidas como Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Sindjus-DF traz alguns mitos e verdade sobre o autismo.

1 – Autismo não é doença! (VERDADE!)

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta a forma como uma pessoa percebe o mundo e se socializa. Dessa forma, elas podem ter dificuldades de interação social e comunicação. Porém, muitas pessoas com autismo conseguem realizar todas as suas atividades diárias, enquanto outros podem necessitar de ajuda.

Autismo é considerado um transtorno.

2- Autistas não são capazes de amar ou não possuem empatia (MITO!)

Os autistas são completamente sensíveis e podem amar e serem empáticos sim. Autista pode namorar, casar, ter amigos e amar todos. Com completa capacidade de sentir emoções e afeto.

Os autistas têm dificuldade de entender sinais não-verbais, por isso é importante que as pessoas expressem para eles suas emoções com palavras.

3 – Autistas não mentem (MITO!)

Embora a mentira exija uma habilidade de abstração que o autista tem dificuldade de ter, eles conseguem mentir sim. O autista pode se relacionar socialmente como qualquer pessoa e contar mentiras, caso queira.

4 – Existe cura para o autismo (MITO!)

Como já pontuamos, autismo não é doença, por isso não há do que falar em cura. Por se tratar de um transtorno, o autismo se manifesta de múltiplas formas, não sendo um comportamento linear.

5 – Autista são gênios (MITO!)

Autistas podem ter uma capacidade de memorização e compreensão do mundo de forma muito singular, mas isso não os tornam gênios. Existem pessoas autistas com superdotação e grande interesse em determinadas áreas, levando-os a terem habilidades acima da média, mas não podemos dizer que todos sejam gênios!

Com informações do NOHS Somos

🔥611 Total de Visualizações