Assembleia geral histórica aprova extensão da base do Sindjus com inclusão das justiças federal e eleitoral do Acre, Rondônia e Roraima

Na tarde desta quarta-feira (27/07), o Sindjus realizou assembleia geral extraordinária, em regime virtual, para deliberar sobre a ampliação de sua base territorial, nos termos da Portaria nº 1486, de 03 de junho de 2022, do Ministério do Trabalho e Previdência. O coordenador-geral Costa Neto e o coordenador de Assuntos Jurídicos, Cledo Vieira, conduziram a assembleia.

Importante recordar que o 8º Congresso do Sindjus, realizado nos dias 3 e 4 de outubro de 2020, havia aprovado a mudança estatutária referente à inclusão dos servidores da Justiça Federal e Eleitoral dos estados do Acre e Rondônia e da Justiça Federal de Roraima, bem como servidores dos estados da Federação do TRF1 e TRT10 que não possuem representação sindical. No dia 12 de novembro de 2020, assembleia geral extraordinária consolidou o que foi aprovado no 8º Congresso.

E agora, dando mais um passo a essa inclusão histórica, realizou-se nova assembleia para promover a alteração da base territorial do nosso sindicato junto ao Ministério do Trabalho e Previdência, cumprindo todos os requisitos e seguindo todas as orientações desse órgão para modificação da carta sindical do Sindjus.

O coordenador Cledo Vieira, no intervalo entre a primeira e segunda chamada, das 15h30 às 16h, aproveitou para dar informes sobre as execuções do RRA, 13,23%, Quintos, auxílio-creche e outras lutas em curso, destacando o ato pela recomposição salarial que será realizado no dia 4 de agosto, às 15h, em frente ao STF, e a movimentação pela aprovação do NS. O dirigente tirou diversas dúvidas dos colegas e, às 16h, pontualmente, declarou aberta a assembleia.

O coordenador-geral Costa Neto fez questão de reconhecer a importância dessa assembleia. “Estamos vivendo um momento ímpar na história do Sindjus. Para nós, aqui do DF, é motivo de muita honra e de muito orgulho a vinda de cada um de vocês, servidores do Acre, Rondônia e Roraima, para fortalecer o nosso Sindicato, somando esforços, sob a premissa básica de trabalharmos exclusivamente em prol da nossa categoria. Estamos, desde o início desse processo, dando cumprimento a todos os requisitos legais e estatutários para a realização dessa assembleia. O edital de convocação foi publicado em grandes jornais dos três estados em questão e do DF, e no Diário Oficial da União. Tudo está sendo feito com a lisura e a transparência necessárias, como é do feitio dessa Diretoria”.

“Que todos os colegas tenham no Sindjus um instrumento de luta e defesa intransigente dos nossos direitos. Temos como princípio e pressuposto que nossa entidade jamais seja usada para outros fins, de modo que ela sempre atue para o que foi criada – a defesa dos direitos da nossa categoria. Muito do que o Sindjus tem feito já tem repercutido no Norte, com servidores sendo beneficiados. E, juntos, vamos avançar ainda mais!”, exclamou Costa Neto.

Com 149 votos a favor, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção, foi aprovada por unanimidade a extensão da base territorial do Sindjus com inclusão da Justiça Federal e da Justiça Eleitoral de: Rondônia, Roraima e Acre.
A assembleia terminou com uma salva de palmas diante do que representa esse resultado expressivo, que consolida, de uma vez por todas, o ingresso dos colegas do Norte na família Sindjus.

“É o momento de darmos as mãos, de estendermos as mãos uns aos outros e sairmos dessa assembleia como um sindicato ainda mais forte e consolidado. Ao longo de sua história, o Sindjus se renovou e com a vinda desses colegas, o Sindicato, que atualmente é muito respeitado, referência nacional em matéria de combatividade, fortalece-se ainda mais em termos de representatividade. Parabéns a todos que fazem do nosso Sindicato o maior e melhor do Brasil, no que diz respeito a nossa categoria”, encerrou Costa Neto.

Fortaleça seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!