Sindjus participou de seminário do IRB, no Ceará, que destacou importância da Governança no Brasil

Com o Ministro do TCU Augusto Nardes e o Presidente da Rede Governança Brasil Petrus Elesbão

O Sindjus, através de seus coordenadores Costa Neto e Ednete Bezerra, participou, na sexta-feira (29/07), na sede do TCE-CE, em Fortaleza, de um dos seminários “Interação, Diálogo e Conhecimento” que estão sendo realizados em 2022 pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) com o intuito de debater o tema: Governança e Monitoramento Fiscal de Entes da Federação. A realização do evento conta com o apoio da Rede Governança Brasil, do Instituto Escola Superior de Contas e Gestão Pública Ministro Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo.

A palestra de abertura do evento foi feita pelo ministro do TCU e embaixador da Rede Governança Brasil, Augusto Nardes. Em seguida, o conselheiro do TCE-MG Sebastião Helvécio abordou a temática: Epistemologia e Maturidade das Entidades Fiscalizadoras no âmbito do Controle Externo. E para fechar as atividades da manhã, Douglas Avedikian, do TCE/MS, explanou sobre o IGOVM – Índice de Governança Municipal.

Com o presidente do IRB e Vice-Presidente do TCE/CE Edilberto Pontes e o Presidente da Rede Governança Brasil Petrus Elesbão

Durante a tarde, dando continuidade ao seminário, o presidente do IRB e vice-presidente do TCE-CE, conselheiro Edilberto Pontes, discorreu sobre a importância do Controle Fiscal. O presidente do TCE-ES, conselheiro Rodrigo Chamoun, trouxe informações sobre o Painel de Controle do Tribunal. Já o professor Paulo Matos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), abordou o Projeto Monitor Fiscal TCE-CE. Finalizando, o analista de controle externo do TCE-CE, professor Raimir Holanda, tratou do Projeto Monitor Fiscal Nacional IRB.

Presente também o presidente da Rede Governança Brasil, Petrus Elesbão, que participou da abertura e deu boas vindas aos participantes.

Para o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, “eventos dessa natureza são muito importantes no sentido de promover reflexões sobre temas estratégicos e necessários para o desenvolvimento do País e fortalecimento do Estado, com o propósito de discutir os desafios atuais e planejar políticas públicas voltadas para atender as necessidades da população, com foco na boa prestação de serviços públicos e estimulando ainda a cultura da boa Governança na sociedade. Participar desse seminário foi uma experiência bastante enriquecedora”.

Fortaleça seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!

Os coordenadores do Sindjus Ednete Bezerra e Costa Neto