Sindjus se reúne com gabinete do senador Rogério Carvalho em defesa do NS

Dando continuidade às articulações que estão sendo desenvolvidas junto aos senadores em prol da aprovação da emenda do NS no PL 3662/21, conforme aprovado na Câmara dos Deputados, os coordenadores do Sindjus Abdias Trajano, Arlete Ribeiro e Sônia Cardoso e os servidores Luíza Pereira e Marcelo James, estiveram, na manhã desta terça-feira (23/8), no gabinete do senador Rogério Carvalho, reunidos com o chefe de gabinete Frederico de Pina Álvares Filho, e com os assessores parlamentares Flávio, Adriana e Jackson.

Os coordenadores explicaram a importância para a categoria da aprovação imediata do NS no PL 3662/21, uma vez que o cargo de Técnico Judiciário corre risco de extinção, causando enorme preocupação para dezenas de milhares de técnicos. Hoje, em todo Brasil, são cerca de 80 mil técnicos, que desempenham um papel muito valoroso para o funcionamento dos tribunais, e que precisam da devida atenção e valorização.

Abdias Trajano apresentou uma série de informações técnicas, explicando que cerca de 87% dos técnicos do TJDFT, 86% dos técnicos do STJ e 85% dos técnicos do TST possuem nível superior, e cerca de 34% dos técnicos do Poder Judiciário têm pós-graduação. Afirmou que com a evolução dos tempos e das ferramentas de trabalho, as exigências foram aumentando e os técnicos foram naturalmente se graduando e especializando. Também informou que o NS não é uma novidade, pois já foi implementado em outras carreiras, como, por exemplo, na Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Distrito Federal, Detran-DF, etc.

Sônia Cardoso disse que o principal temor hoje é o risco de extinção do cargo, por isso o NS vem sendo trabalhado pelo Sindjus há muito tempo como uma alternativa para a valorização do cargo – que precisa ser valorizado e não extinto, de modo que os servidores possam ser mais bem aproveitados de acordo com as demandas atuais dos tribunais. Até porque hoje, na prática, os técnicos já desenvolvem funções mais complexas, de nível superior.

Arlete Ribeiro explicou que hoje os concursos dos tribunais para nível médio já cobram conteúdos de nível superior. Abdias frisou que não haverá equiparação de salários com analistas, nem aumento de despesas no orçamento dos tribunais. Informou ainda que o Sindicato tem conversado com os presidentes dos tribunais e conquistado diversos apoios à essa causa, que já foi aprovada em todas as instâncias da categoria.

Os dirigentes explicaram que além da valorização da carreira, o NS contribui para um serviço jurisdicional de qualidade, o que é bom para a população e para as instituições. Os integrantes do gabinete do senador Rogério Carvalho fizeram muitas perguntas, enfatizaram que o senador sempre será a favor do que o trabalhador deseja e afirmaram que ele apoia o que é bom para a categoria. Por fim, concordaram que esse projeto precisa ser votado no Senado ainda nesta legislatura.

Fortaleça seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!