No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Sindjus reforça a necessidade de lutarmos por uma sociedade mais justa e inclusiva

No dia 21 de setembro celebramos o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que foi instituído pela Lei nº 11.133/2005 visando conscientizar a população sobre a necessidade de unirmos forças em prol da inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. Embora oficializada em 2005 através da referida lei, essa data é marcada por mobilizações do Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD) desde 1982.

É uma excelente ocasião para comemoramos os avanços conquistados até então, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e também para reforçarmos a necessidade de lutar pelo fim do preconceito e discriminação contra a pessoa com deficiência, e ainda por mais acessibilidade e políticas públicas voltadas à inclusão.

Segundo informações que fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 8,4% da população brasileira acima de 2 anos – o que representa 17,3 milhões de pessoas – tem algum tipo de deficiência.

A Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência – Lei 13.146 de 06/07/2015 – diz no artigo 2º “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. E a lei 12.764 de 27/12/2012 de Berenice Piana diz, no artigo 1º, § 2º, que “A pessoa com Transtorno do Espectro Autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais”.

O Sindjus, em 2017, criou o seu Núcleo de Inclusão para acolher as demandas da nossa categoria, debater ideias, trocar experiências e fomentar ações voltadas a esse segmento que merece o nosso respeito e a nossa atenção. A luta do Sindjus é por uma sociedade mais justa e inclusiva.

Fortaleça o seu Sindicato! Filie-se ao Sindjus!