15/10: Sindjus celebra o Dia do Professor, uma data de homenagens e lutas!

No Brasil, no dia 15 de outubro se comemora o Dia do Professor. E o Sindjus presta sua homenagem a todos os professores e professoras do nosso país, em especial aos servidores do Poder Judiciário e do MPU que exercem esse ofício tão nobre.

Ser professor é mais do que levar conhecimento, é possibilitar a transformação de histórias de vida e da sociedade. O educador e filósofo brasileiro Paulo Freire disse que “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.” E essa missão de semear um novo futuro desempenhada pelos professores não tem preço.

Hoje é um dia de celebração, mas também um dia de luta pela valorização dos professores, pelo reconhecimento do importante papel que eles desempenham, pelo respeito a esses profissionais e à Educação, que é matéria-prima para uma sociedade melhor e para um mundo mais justo.

O quarto item da lista de 17 objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas) para 2030 é “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

No entanto, na sociedade brasileira o professor ainda luta para poder ensinar e luta por direitos básicos, que vão das condições de trabalho a um salário digno. O Brasil é um dos países com um dos mais baixos salários médios dos professores entre os países membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), segundo seu relatório de 2019. Há muito o que avançar em termos de valorização dos nossos professores.

Por que dia 15 de outubro?

O Dia do Professor foi estabelecido em 1963, durante o governo de João Goulart, por meio do decreto federal nº 52.682. A escolha dessa data “15 de outubro” aconteceu porque no dia 15 de outubro de 1827, D. Pedro I emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar, que definiu que todas as cidades do Brasil deveriam ter Escolas de Primeiras Letras (Ensino Fundamental), e até estipulou o salário dos professores.

O Sindjus homenageia os professores e destaca sua importância para a sociedade brasileira.

_Fortaleça o seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!_