9º Congresso Extraordinário do Sindjus aprova criação de uma nova Federação e Confederação

Na tarde deste domingo (13/11), foram discutidas as propostas de teses e resoluções no 9º Congresso Extraordinário do Sindjus. Foi aprovada a proposta de criação de uma nova Federação e Confederação, com Estatuto baseado no código de ética para defesa da categoria e sem aparelhamento político ideológico.

“Em 3 de outubro de 2020, no 8º Congresso do Sindjus, foi aprovada a desfiliação do Sindjus da Fenajufe por insatisfação da base de filiados com esta Federação que sequer possuía carta sindical registrada à época apesar de já existir por quase três décadas. Decisão histórica e acertada foi confirmada por Assembleia Geral Extraordinária ocorrida em 12 de novembro do mesmo ano”, diz trecho da justificativa da proposta de autoria da delegada Patrícia Bernardi e outros.

Diante de um plenário lotado, Patrícia defendeu a proposta que o Sindjus encontre meios e se empenhe na criação de uma nova Federação e Confederação, uma vez que essas entidades contribuem com a ampliação da luta pelos direitos trabalhistas em todos os âmbitos, como na apresentação de ADIs.

O Plenário aprovou de forma expressiva essa proposta, que representa um avanço histórico para a nossa categoria.

Dentre outras, também foram aprovadas propostas relacionadas às lutas contra a Reforma Administrativa (PEC 32), pela valorização da carreira de analistas e garantia do direito de advogar, pelo NS, em defesa do cargo de técnico judiciário e do MPU – contra transformação e extinção de cargos, pela aprovação do PL para reenquadramento dos auxiliares, pela organização da Polícia do MPU, pela aposentadoria especial para agentes da Polícia Judicial e servidores que laboram sob condições insalubres ou perigosas, contra o assedio moral, pela votação imediata e aprovação da PEC 555 no Congresso Nacional, pelo aumento de recursos e alocação de sobras orçamentárias nos planos de saúde dos servidores.

Fortaleça o seu Sindicato. Filie-se ao Sindjus!