Sindjus participa das cerimônias de posse do presidente da República e do governador do DF

No dia 1º de janeiro de 2023, o Sindjus participou, como convidado especial, das solenidades de posse do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. A participação do Sindicato nesses eventos contribui para a abertura de canais de diálogo com os novos governos e seus representantes, canais esses importantíssimos para a apresentação, discussão e encaminhamento dos itens da pauta dos servidores e serviços públicos, e da nossa categoria.

No período da manhã, o coordenador-geral Costa Neto e o coordenador de Assuntos Jurídicos Cledo Vieira participaram da solenidade em comemoração da posse do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão, realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, onde o governador reeleito discursou e empossou o secretariado do GDF. Importante dizer que o Sindjus foi convidado para participar desse evento pelo próprio Ibaneis.

Durante a tarde, o coordenador-geral Costa Neto, a convite da equipe de transição do novo governo federal, esteve no Palácio do Planalto, onde acompanhou, dentre outros momentos, a subida da rampa pelo presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin e a passagem da faixa presidencial, além dos cumprimentos a diversos chefes de Estado que participaram da cerimônia de posse e do ato que deu posse a 37 ministros no Palácio do Planalto.

À noite, Costa Neto participou, no Palácio do Itamaraty, de recepção oferecida a pelo menos 60 delegações estrangeiras, com a presença de diversos chefes de Estado, como o rei da Espanha e os presidentes da Alemanha, Portugal, Argentina e Angola. Também estiveram presentes a presidente do STF, ministra Rosa Weber, o presidente do TSE, Alexandre Moraes, a presidente do STJ, Maria Thereza, dentre outros integrantes da cúpula do Poder Judiciário, além de parlamentares, empresários, advogados, sindicalistas e representantes da sociedade civil.

Para Costa Neto, “a participação do Sindjus na posse do governador do DF e do presidente da República demonstram o quanto o nosso Sindicato é respeitado. E tudo isso é fruto do nosso trabalho diário, da nossa atuação suprapartidária, do nosso compromisso inarredável com os servidores do Poder Judiciário e do MPU. Ao longo dos últimos anos, transformamos o nosso Sindicato em referência nacional na defesa intransigente dos servidores e serviços públicos. Durante o primeiro governo Ibaneis, estivemos com o governador e parlamentares do DF em diversas oportunidades para tratar de questões de interesse da nossa categoria. E, recentemente, dialogamos com a equipe de transição do governo federal para apresentar a pauta da nossa categoria, inclusive defendendo a nossa recomposição salarial. Nosso objetivo é continuar construindo pontes importantes e fortalecendo o diálogo com representantes desses governos para que as demandas dos servidores sejam ouvidas e encaminhadas da melhor forma”.