Sindjus solicita audiência com ministro da Justiça para tratar da Polícia Judicial e da Polícia do MPU

O Sindjus solicitou, por meio do ofício 09/2023, de 11 de janeiro, audiência com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para tratar da consolidação da Polícia Judicial e da Polícia do MPU, bem como da valorização desses policiais.

Importante registrar que o Sindjus trabalhou muito ao lado da Agepoljus para transformar a Polícia Judicial em realidade, através da Resolução 344/2020 do CNJ. Desde então, o Sindicato vem atuando junto ao Poder Judiciário e ao Poder Legislativo para transpor as conquistas dessa resolução na Lei 11.416/2006, que rege a carreira dos servidores do PJU. Fruto desse esforço, o PL 2447/2022 se encontra atualmente na Câmara dos Deputados. Já a Polícia Institucional do MPU, criada recentemente, no dia 31 de dezembro de 2022, através da Portaria PGR/MPU 202/2022, resultou da atuação conjunta do Sindjus com a Agempu, a Asmpf e a Agepoljus.

O Sindicato segue trabalhando em várias frentes tendo como objetivo o fortalecimento dessas polícias e a valorização de seus quadros, dialogando com integrantes das cúpulas e administrações do PJU e MPU, do Congresso Nacional e do Executivo.

A audiência com o ministro Flávio Dino ganha ainda mais relevância e urgência após os ataques promovidos às instituições no dia 8 de janeiro de 2023. Mais do que nunca, é necessário dar a devida atenção à Polícia Judicial e à Polícia do MPU.