Dia do Aposentado: nossos servidores merecem valorização e respeito!

24 de janeiro marca oficialmente o Dia do Aposentado e da Previdência Social. Data em que se rememora a antiga Lei Eloy Chaves, que contemplou a Previdência como autêntico direito social. O dia ainda relembra a luta histórica pela proteção dos aposentados e pela garantia de uma política previdenciária que fomente a valorização daqueles que por tantos anos contribuíram para o funcionamento da engrenagem econômica e social do nosso país.

Infelizmente, na contramão da razão de existir do sistema previdenciário, o que temos visto nos últimos anos é a transformação desse direito social em uma pauta estritamente econômica, que vem sendo barganhada no campo político. A reforma da Previdência trouxe mudanças cruéis, reduzindo os valores dos benefícios, endurecendo o acesso às aposentadorias e pensões, e aumentando o tempo de contribuição.

As conquistas dos aposentados estão sendo relativizadas. O sistema previdenciário, que deveria acolher, está trazendo injustiça e punindo aqueles que dedicaram seus anos de vida para servir o país e a sociedade brasileira.

O dia 24 de janeiro deixou de ser uma data de comemoração e se tornou um dia de luto. Luto por nossas mulheres, que passarão a trabalhar mais tempo. Luto pelos trabalhadores, que terão acesso restrito às aposentadorias. Luto pelos servidores, que terão de contribuir por pelo menos 40 anos.

O Sindjus, pautado no compromisso de garantir direito para os servidores ativos e aposentados, reforça a luta pela revogação da reforma da previdência e de todas as reformas que atacaram os direitos dos trabalhadores.