Encontro de delegados sindicais debate andamento das ações do Sindjus em prol dos filiados

O Sindjus reuniu, nesta quinta-feira (30/3), na sede do STJ, os delegados sindicais para trazer informes importantes sobre a atuação do Sindjus, as ações judiciais, entre elas a ação dos 13,23%, e sobre o curso de formação de delegados sindicais que acontece em abril. A coordenadora de administração e finanças do Sindicato, Ednete Bezerra, deu início ao evento falando da importância dos delegados como um elo dinâmico entre o Sindicato e os filiados.

“O delegado é um porta-voz e uma liderança ativa que vive o dia a dia no seu órgão e tem todas as condições de fazer esse elo da base com a diretoria do sindicato, levando as demandas e propondo ações em defesa da categoria”, declarou.

Durante o evento, o coordenador jurídico do Sindicato, Cledo Vieira, esclareceu as dúvidas dos delegados sobre a ação dos 13,23% e os recursos apresentados pela União, que buscam a rescisão do título judicial coletivo em favor dos servidores do PJU e MPU da base do Sindjus. Segundo Cledo, “o Jurídico e a diretoria estão trabalhando juntos para concretizar a vitória”.

O coordenador jurídico fez um breve histórico de como se deu a apresentação da ação rescisória pela União e quais foram os impactos na ação. De acordo com Costa Neto, coordenador-geral do Sindicato, “a ação dos 13,23% do Sindicato transitou em julgado e não há qualquer falha de caráter processual ou de procedimento na condução do processo que possa ser usada pela União como fundamento para desconstituir o título judicial, como ocorreu em ações de outras entidades. Em todos os passos do processo do Sindjus a estratégia foi muito bem traçada. Com relação à ação rescisória, o que aconteceu, infelizmente, é que a União foi alertada faltando menos de um mês do prazo final para ajuizamento da rescisória e imediatamente agiu. Mas estamos atuando para que todos recursos da União continuem sendo rejeitados e os valores a que temos direito sejam pagos”, explicou.

Cledo ainda disse que o Sindjus fez mais de 9 mil cálculos da ação em menos de três meses e que o Sindjus tem se empenhado para garantir a vitória. Segundo ele, o sindicato tem trabalhado em dois patamares: para garantir que o recurso da União não prospere e na execução. “O caminho tá trilhado e os dois escritórios disseram que o momento de executar é justamente agora”, explicou.

Ainda durante o encontro também foram passados informes sobre o Curso de Delegados Sindicais que o Sindicato irá promover no mês de abril. De acordo com Ednete Bezerra, o curso visa qualificar cada vez mais os delegados para que eles possam atuar junto aos filiados e bem representar o Sindjus nos seus locais de trabalho.