Sindjus celebra Dia Mundial da Conscientização do Autismo reafirmando o seu compromisso com essa causa

Transtorno do Espectro do Autismo - Saude Mental Atibaia

No dia 2 de abril, celebramos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). É uma oportunidade também de trazer à tona a luta pela efetivação dos direitos da pessoa autista e a importância de se lutar por um mundo mais inclusivo e pelo fim dos preconceitos e discriminações.

Ao contrário do que muitos pensam, autismo não é doença e por isso não se pode falar em cura. Também não dá para generalizar as informações sobre a pessoa autista, pois cada uma delas é um universo próprio, assim como cada ser humano é único. Portanto, as diferenças precisam ser respeitadas.

O Núcleo de Inclusão do Sindjus, criado em 2018, trabalha por uma realidade inclusiva no âmbito do PJU e MPU por meio de campanhas de conscientização e outras ações. O Jurídico do Sindjus conseguiu vitórias importantes em relação à jornada especial para pais de autistas, que representa muito para o desenvolvimento da pessoa autista.

O Sindjus também lutou para melhorar a Resolução CSTJ nº 308/2021, que limitou o direito de horário especial para os servidores que possuem filhos com deficiência; e seu esforço obteve resultados. Atualmente, o Sindicato segue atuando pela humanização das perícias médicas e pela efetivação dos direitos da pessoa autista.

O Sindjus também tem uma parceria efetiva com o MOAB (Movimento Orgulho Autista Brasil). Juntos, lutaram pela criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) na capital, pela inclusão das pessoas autistas no Censo, pela aprovação do projeto que resultou na lei que acrescentou a pessoa autista na relação de prioridade de atendimento.

São vários avanços, mas ainda há muito para conquistar em matéria de respeito, inclusão e valorização. Por isso, o Sindjus segue na luta, reafirmando o seu compromisso com essa causa.

🔥283 Total de Visualizações