Delegados do Sindjus aprendem técnicas de oratória e de negociação durante segundo dia do Curso de Formação

O segundo dia do Curso de Formação para Delegados Sindicais, promovido pelo Sindjus, foi dedicado a trazer ferramentas para aprimorar a comunicação dos delegados com os filiados e garantir que eles contribuam para a disseminação de informações do Sindicato junto à base. Durante todo sábado (15/4) os delegados aprenderam técnicas de oratória, estratégias de comunicação sindical por meio das redes sociais e a prática da negociação no serviço público.

A proposta de formação trouxe ferramentas de orientação prática, objetiva e com elementos essenciais para que os delegados possam servir como ponte entre o sindicato e a categoria, atendendo as necessidades dos filiados e entregando o material que é elaborado pelo Sindjus.

O subprocurador-geral do trabalho e professor Gérson Marques trouxe elementos da negociação coletiva no serviço público, abordando pontos como instrumentos coletivos de trabalho, os desafios do sindicalismo, além de trazer reflexões sobre a união em busca de direitos.

Em seguida, a advogada Zilmara Alencar falou sobre prerrogativas sindicais e representação coletiva, passando por temas como: formas do exercício e representação, pauta de negociação e a construção de pautas.

No período da tarde o palestrante e professor Carlos Conce dinamizou o evento com técnicas de oratória e comunicação, com foco em argumentação. Conce trouxe para o público a importância da performance do líder sindical e, na prática, algumas estratégias de como convencer os ouvintes  por meio da postura, aparência e gesticulação.

Também durante o segundo dia os delegados aprenderam alguns recursos das redes sociais e puderam conhecer os principais canais de comunicação do Sindjus, por meio da palestra proferida pela jornalista do Sindicato Kiss Vasconcelos e o assessor Eduardo Lima.