33 anos de Sindjus, um Sindicato que nos enche de orgulho

Muita coisa aconteceu no Brasil e no mundo, do dia 25 de maio de 1990, data de fundação do Sindjus, até os dias de hoje. Nesses 33 anos, assistimos muitas mudanças, como o processo de redemocratização do Brasil, o avanço da tecnologia, reformas trabalhistas e previdenciárias, entre outras, algumas boas e outras extremamente nocivas à sociedade e aos trabalhadores.

O nosso Sindicato também mudou muito, em vários sentidos, e nos últimos anos para melhor. Teve mudanças de logo, de nome, de endereço, de base, de linha política… Nos últimos anos, essas transformações se acentuaram, com o Sindjus deixando de ser um Sindicato a serviço de partidos políticos, centrais e federação, passando a ter autonomia e foco total na defesa da pauta dos servidores do Poder Judiciário e do MPU. Hoje, o Sindjus é suprapartidário, o que lhe permite uma atuação independente. Deixamos para trás a velha política sindical, que drenava os cofres do Sindicato utilizando os recursos dos filiados para fins político-partidários, e adotamos uma gestão proba, eficiente e transparente, que investe nas lutas da categoria.

Não teríamos conquistado tantas vitórias, tais como a manutenção definitiva dos Quintos, devolução do IR sobre o Auxílio Creche, o RRA, os 13,23%, reajustes e recomposições salariais, sem essa mudança. O choque de gestão que saneou as contas do Sindjus também foi um choque de linha política, libertando o Sindicato daqueles que o exploravam para outros fins que não os da defesa da categoria. E essa transformação possibilitou o resgate da confiança dos servidores em seu Sindicato, que, até 2015, estava sucateado, patinando, desacreditado, parado no tempo. As transformações, modernizações e evoluções que seguiram desde então possibilitaram resultados incríveis, como o aumento de filiados, na casa de 8 mil (maio de 2015) para mais de 17 mil (maio de 2023); além de sair de um saldo financeiro negativo de mais de R$ 400 mil (em maio de 2015), inclusive com dívidas de natureza previdenciária que lesavam os empregados e poderiam ser tipificadas como crime, para um saldo positivo na casa de milhões de reais (em maio de 2023), bem como considerando a valorização do patrimônio, com a compra da nova sede, uma série de reformas no Cefis e a renovação completa da frota de veículos. Tudo pensado e executado visando o bem da categoria.

O Sindjus completa 33 anos dando orgulho aos seus filiados. É o maior e melhor Sindicato da nossa categoria de todo o País. É referência nacional em termos de combatividade e representatividade. Investiu na democracia sindical, fortalecendo o Conselho de Delegados Sindicais de Base e realizando Congressos frequentes. Aprimorou os canais de comunicação com a categoria. Fortaleceu sua atuação parlamentar, atuando nos projetos que impactam a nossa base e defendendo o interesse dos servidores nos mais diversos espaços democráticos. Foi exemplo de luta contra as Reformas da Previdência e para barrar a Reforma Administrativa. Trabalhou intensamente pelas conquistas do NS, da organização da Polícia Judicial e da Polícia do MPU, da reabertura do prazo de migração ao regime de previdência complementar, do fim do congelamento salarial e dos auxílios, das grandes execuções jurídicas que estão em curso.

Como servidores do Poder Judiciário e do MPU, nós entendemos a importância da garantia da segurança jurídica. Como dirigentes sindicais, compreendemos o quanto os servidores precisam de um Sindicato forte e que lhes transmita confiança e segurança. Por isso, investimos muito para que a nossa categoria pudesse contar com um Sindicato respeitado, que seja exemplo de credibilidade e representatividade. Hoje, quando os servidores visitam a sede da entidade, quando vão com suas famílias ao Cefis, quando abrem nosso site de notícias, eles sentem orgulho do Sindjus. Uma atuação compromissada com a defesa intransigente dos interesses dos servidores do PJU e MPU, um patrimônio valorizado, uma série de resultados positivos (vitórias, conquistas e avanços), um clube de benefícios e vantagens (Sindjus Club) que permitiu que os filiados economizassem mais de dois milhões de reais em 2022… são alguns dos motivos que nos enchem de orgulho.

E esse é o nosso maior presente – fazer parte da história de um Sindicato que nos dá orgulho.

Parabéns, Sindjus pelos seus 33 anos e pela vigorosa luta em defesa da categoria que representa.

Olhando para trás, vemos o quanto valeu a pena batalhar pelo nosso Sindicato.

Hoje, temos orgulho de ser Sindjus!