Câmara dos Deputados realiza sessão solene em homenagem aos 33 anos do Sindjus

Nesta quinta-feira (25/5), a Câmara dos Deputados realizou Sessão Solene em homenagem aos 33 anos de fundação do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Sindjus). O evento ocorreu no plenário da Câmara e contou com a presença de dezenas de autoridades, servidores, delegados sindicais e diretores do Sindicato.

O presidente da sessão solene foi o deputado Rafael Prudente, que ressaltou o papel fundamental do Sindjus como protagonista nas lutas em defesa dos servidores e do fortalecimento do serviço público. Ele destacou as conquistas e o empenho do Sindicato em questões salariais, jurídicas e na defesa dos serviços públicos de qualidade.

“Eu estou à disposição para trabalhar juntamente com o Sindjus as pautas da categoria. Depois de tantos ataques, os servidores do PJU e MPU merecem uma agenda positiva”, disse.

O coordenador-geral do Sindjus, Costa Neto, enfatizou o propósito do Sindicato desde sua fundação e a união de esforços para alcançar as demandas da categoria. Ele mencionou o “choque de gestão” pelo qual o Sindjus passou nos últimos anos, destacando que o Sindicato não possui vínculos partidários, dedicando-se exclusivamente à defesa dos servidores.

“Eu tenho a honra de estar atualmente no meu terceiro mandato como coordenador-geral do Sindjus e, juntamente com tantos colegas, ter transformado o nosso sindicato em um sindicato de respeito, referência nacional em matéria de combatividade, representatividade de conquistas. Tenho muita satisfação em ter ajudado a construir esse legado valoroso”, destacou.

Costa Neto ressaltou que as mudanças implementadas revolucionaram o Sindjus desde 2015, resultando em inúmeras conquistas e no aumento significativo do número de filiados, que mais que dobrou nesse período. Ele destacou a aprovação da proposta de sindicalismo apartidário e plural, baseado na busca por resultados efetivos em benefício da categoria.

O coordenador-geral Abdias Trajano também discursou, expressando gratidão à atuação do Sindjus em prol dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. Ele afirmou que a categoria não seria a mesma sem a defesa incansável do Sindicato por melhores salários, condições de trabalho e direitos dos servidores.

“O diferencial é que o Sindjus tem compromisso com o servidor, acolhendo suas demandas, assumindo suas lutas, agindo com lisura e transparência, buscando soluções inovadoras, investindo em serviços de excelência”, reforçou.

Chico Vaz, coordenador-geral do Sindjus, relembrou sua filiação ao Sindicato e ressaltou os avanços conquistados ao longo dos últimos oito anos. Ele enfatizou o compromisso sério da entidade com a categoria e sua dedicação em atender aos interesses dos servidores. Segundo ele: “um sindicato que segue um partido político dificilmente atenderá as necessidades de sua base”.

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também marcou presença no evento e parabenizou o Sindjus pelos 33 anos de atuação. Ele destacou as lutas conjuntas travadas em prol dos servidores, com ênfase na busca pelo nível superior para técnicos e pela recomposição salarial. O senador agradeceu a confiança depositada pelo Sindjus e colocou-se à disposição para futuras atuações conjuntas.

Também participaram da sessão solene o deputado Prof. Paulo Fernando (REPUBLICANOS – DF) e o deputado Defensor Stélio Dener (REPUBLICANOS – RR), que parabenizaram o Sindicato por ser uma voz ativa na defesa dos servidores públicos e por representar com louvor os servidores do PJU e MPU.

A sessão solene em homenagem aos 33 anos do Sindjus na Câmara dos Deputados reforçou a importância do Sindicato na defesa dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, além do seu compromisso com a valorização dos serviços públicos. O Sindjus segue firme na concretização da sua razão de existir e fiel na defesa intransigente da categoria que representa.

Filie-se ao Sindjus. Fortaleça seu Sindicato!