Sindjus participa de sessão solene em celebração aos 100 anos da Previdência Social

O coordenador-geral do Sindjus Abdias Trajano participou de sessão solene em celebração do centenário da Previdência Social, realizada na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (30/5), com a participação do ministro da pasta, Carlos Lupi.

Em seu pronunciamento, o ministro da Previdência destacou o planejamento em curso para reestruturar a autarquia federal e reduzir a fila de solicitações acumuladas nos últimos anos. “Com a recriação do Ministério, investimos em infraestrutura, na convocação de novos servidores e na implementação de novos processos. É a otimização da nova gestão”, afirmou.

“O Sindjus defende uma Previdência pública e forte para atender os cidadãos da melhor forma, pois o direito de aposentar é sagrado”, afirmou Abdias Trajano, que acompanhou a sessão solene e cumprimentou o ministro Carlos Lupi.

A Previdência Social completou 100 anos no dia 24 de maio. Essa história começou com a “Lei Eloy Chaves”, que, baseada no modelo previdenciário alemão, viabilizou, a partir de 1923, o surgimento das Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP), para atender trabalhadores de ferrovias. Com o passar dos anos, o sistema previdenciário foi evoluindo e atendendo milhões de pessoas. Finalmente, com a Constituição de 1988, a seguridade pública, que engloba a aposentadoria, passou a ser um direito de todos os cidadãos.

Ao longo do tempo, a instituição recebeu várias modificações e hoje são pagos 37 milhões de benefícios todos os meses.

🔥85 Total de Visualizações