Sindjus realiza assembleia setorial em Palmas com servidores que integram a base no Tocantins

No dia 23 de junho, no auditório do TRE-TO, o Sindjus realizou assembleia setorial com os servidores da Justiça Federal, do TRE e da Justiça do Trabalho de Tocantins. Os coordenadores Costa Neto, Abdias Trajano, Chico Vaz, Cledo Vieira, Ednete Bezerra, Anderson Ferreira e Gisele Sérgio deram as boas-vindas aos servidores do Judiciário Federal do Tocantins, que foram oficialmente integrados à base do Sindicato, em novembro de 2022, durante o 9º Congresso Extraordinário do Sindjus.

Durante a assembleia setorial, os coordenadores apresentaram o Sindicato, fizeram um histórico das conquistas recentes e discorreram sobre diversas demandas e lutas em curso, como a construção de um novo Plano de Carreira, a execução dos 13,23% e outras ações jurídicas, a não absorção dos Quintos, a alteração do Estatuto que criou a diretoria regional, a extensão dos convênios do Sindjus Club ao Tocantins e outros estados da região Norte que integram a base do Sindicato.

Foi explicado aos colegas de Tocantins o trabalho que vem sendo feito pelo Sindjus no Congresso Nacional para viabilizar projetos de interesse da categoria, como o PL 2342/2022, que está no Senado Federal, com emendas assegurando a não absorção dos Quintos por reajustes nos vencimentos, a essencialidade dos cargos do quadro efetivo do PJU e a transformação do AQ assegurado aos técnicos judiciários pela Lei 11416/2006 em VPNI; o PL 2447/2022, que está na Câmara dos Deputados e trata da consolidação da Polícia Judicial; o PL 1987/2023, do TJDFT, que cria funções no Tribunal; e a derrubada do Veto 10/2023, relativo ao PL 2969/2022, do MPU, que foi aprovado no Congresso e trata do NS para técnicos do MPU, da não absorção dos Quintos por reajustes nos vencimentos, da essencialidade dos cargos do quadro efetivo do MPU e da transformação do AQ assegurado aos técnicos do MPU em VPNI.

Os coordenadores também falaram dos trabalhos do Fórum de Discussão Permanente da Carreira dos servidores do PJU, coordenado pelo CNJ, e que teve sua última reunião em março de 2023; das ADI’s que questionam dispositivos da EC 103 (Reforma da Previdência) sobre alíquotas previdenciárias progressivas e extraordinária para servidores públicos; e do NS, abordando a recente decisão do ministro do STF Edson Fachin, que negou seguimento à ADI 7.338, bem como sobre os novos concursos.

Os coordenadores ouviram os questionamentos, debateram as principais demandas e tiraram dúvidas dos colegas presentes na assembleia, que foi bastante participativa e representativa. Destacaram a alegria e a importância do crescimento e fortalecimento do Sindicato com a ampliação da base do Sindjus para a região Norte, inclusive, para o Judiciário Federal de Tocantins, motivo de muita honra e que reforça ainda mais o compromisso com a categoria e a responsabilidade na condução dos trabalhos em defesa das nossas demandas e interesses. Enfatizaram que todas as demandas dos colegas serão recebidas, estudadas e encaminhadas da melhor forma, e que o Sindjus, que é exemplo de combatividade e representatividade, bem como de compromisso com a categoria, tem muito orgulho de poder representar cada um deles.

Para o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, “essa visita a Palmas e a participação maciça dos servidores na assembleia representam uma nova fase do Sindicato, que cresce e se fortalece a cada dia, cuja base se ampliou para além do DF, aos Estados do Acre, Rondônia, Roraima e Tocantins. Revestem-se de muito simbolismo e refletem a força, credibilidade e representatividade que o Sindjus possui hoje, a nível nacional, perante os servidores, entidades sindicais, parlamentares e instituições públicas dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. O Sindjus se reinventou e, graças à sua atuação independente, suprapartidária e ao compromisso exclusivo com a defesa da nossa categoria, transformou-se em um Sindicato respeitado nacionalmente e motivo de orgulho para todos os seus filiados. Agradecemos aos colegas do Tocantins pela maravilhosa e calorosa acolhida.”

O Sindjus informa que em breve a Diretoria visitará também os Estados do Acre, Rondônia e Roraima e realizará assembleias em cada local.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!

 

 

🔥211 Total de Visualizações