Sindjus acompanhou, no Senado, sessão especial em comemoração ao Dia do Advogado

O coordenador-geral do Sindjus Costa Neto esteve no plenário do Senado Federal, na última sexta-feira (11/08), para acompanhar sessão especial realizada em homenagem ao Dia do Advogado. A sessão do Senado foi fruto de requerimento da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS).

O Dia do Advogado é celebrado anualmente em 11 de agosto, em homenagem à criação, em 1827, dos dois primeiros cursos de direito do país. De acordo com a senadora Soraya Thronicke, os advogados são profissionais que “defendem a justiça, a liberdade e a cidadania, trabalho que é indispensável para o exercício de uma democracia cada vez mais efetiva”.

A vice-presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Lenda Tariana, fez uma reflexão sobre a advocacia e seu papel indiscutível na manutenção e fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Uma profissão que, segundo Lenda Tariana, transcende a representação jurídica e se transforma em guardiã dos valores e princípios que sustentam a nossa civilização.

O defensor público-geral federal em exercício Fernando Mauro Barbosa de Oliveira Junior afirmou que a Advocacia é a guardiã da justiça e da liberdade. “A Advocacia não é apenas um ofício, é uma vocação que abraça a responsabilidade de moldar o tecido da justiça em nossa sociedade”. Frisou que o advogado é indispensável à administração e distribuição da Justiça. Citando o jurista Rui Barbosa, afirmou que a Advocacia não é uma profissão de covardes.

A sessão contou com a participação de muitos advogados e representantes de diversas associações, como a Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (Abracim) e o Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

Para o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, a sessão solene foi um evento importante para trazer à tona a importância da Advocacia, suas lutas e seus desafios. “É fundamental que essa profissão seja mais valorizada e respeitada a cada dia. No Poder Judiciário e no MPU, a presença dos advogados é algo recorrente. Todos estão, à sua maneira, contribuindo com a justiça. E essa paixão pelo Direito também está presente em muitos servidores, como eu, bacharéis em Direito. Parabéns a Soraya Thronicke pela iniciativa e, mais uma vez, parabéns a todos os advogados deste País.”

🔥80 Total de Visualizações