Utilidade pública: neste domingo ocorre a eleição para Conselho Tutelar com apoio da Justiça Eleitoral

O Sindjus informa que neste domingo (1º de outubro), das 8h às 17h, acontecerá a eleição para escolha dos novos Conselheiros Tutelares para o mandato de 2024 a 2027 em todo o País, inclusive na Capital Federal. O TRE-DF está apoiando o processo eleitoral, inclusive com o fornecimento de urnas eletrônicas. Serão 1.169 urnas eletrônicas distribuídas em 146 escolas, mais de 4,6 mil servidores atuando como mesário.

O presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati, divulgou materiais enfatizando a importância da participação popular nesta eleição. Cada eleitor pode escolher um conselheiro ou conselheira da região administrativa em que está sua seção eleitoral. No Distrito Federal são 1,2 mil candidatos para 220 vagas de conselheiros titulares e 440 vagas de suplente.

O Conselho Tutelar foi instituído em 1990, após a publicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para garantir a manutenção dos direitos humanos na faixa etária de até 18 anos. O trabalho é exercido pelos conselheiros tutelares, distribuídos em grupo de cinco titulares e até dez suplentes por região. No Distrito Federal são 44 conselhos tutelares, dos quais 41 estão em funcionamento e outros três serão inaugurados em Santa Maria, em Arapoanga e em Água Quente.

IMPORTANTE:

Os locais de votação para as eleições de conselheiro tutelar não são todos iguais aos das eleições gerais. Como se trata de um processo menor, as zonas eleitorais foram agrupadas. Por isso, é importante que o eleitor consulte previamente onde votará. A consulta pode ser feita pesquisando pelo sistema. Dessa forma, com número do título e nome completo, o cidadão pode consultar de forma simples e rápida onde votará, por meio do sistema criado pela SEJUS-DF. Para fazer a consulta, acesse o site https://eleicao.sejus.df.gov.br/

Participe e vote com consciência.

 

 

 

 

 

🔥271 Total de Visualizações