Veto 10 entra na pauta da sessão do Congresso Nacional desta quarta (4/10). Mas, apesar do esforço do Sindjus e do senador Izalci, não houve acordo entre os líderes para apreciação

Veto 25 não foi incluído

Na manhã desta terça-feira (3/10), o Congresso Nacional divulgou a pauta para a sessão conjunta desta quarta-feira (4/10) contendo o Veto 10/2023, referente ao PL 2969/2022 (MPU), como 17º item. O Veto 25/2023, referente ao PL 2342/2022, não foi incluído na pauta. Contou o fato de o Veto 25 ser mais recente e ainda não trancar a pauta. Importante lembrar que o Veto 10 foi recebido pelo Congresso Nacional em 26/05/2023 e o Veto 25 no dia 22/09/2023.

Izalci informou ao coordenador-geral do Sindjus que durante a reunião de líderes realizada no dia de hoje não houve acordo para a apreciação do Veto 10 na sessão do Congresso desta quarta-feira. Na reunião, atuando em parceria com o Sindjus na defesa da categoria, Izalci chegou a defender em três ocasiões a importância da derrubada do Veto 10 e que ficasse acordado a sua apreciação de imediato, mas o líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues, expressou não haver concordância, de modo que não houve consenso até o momento para realizar a sua apreciação na sessão de amanhã, prorrogando-se, portanto, a análise deste veto para a sessão do dia 24 ou 25 de outubro.

Vamos continuar atentos e vigilantes quanto a possibilidade de haver nova reunião de líderes amanhã, antes da sessão, e tentar mais uma vez o consenso necessário à apreciação e derrubada do Veto 10.

O Sindjus vai continuar trabalhando firme junto aos deputados e senadores para que os Vetos 10 e 25 sejam apreciados o quanto antes, mas somente quando houver a certeza de que foi formalizado acordo no colégio de líderes pela sua derrubada. Não podemos colocar em risco essas conquistas.

Inclusive, o Sindicato vai conversar com os líderes do governo, explicando mais uma vez a necessidade e a legitimidade dessas emendas. A Diretoria do Sindjus encaminhou carta hoje aos parlamentares defendendo a apreciação e derrubada desses vetos. E é importante que os servidores continuem enviando emails aos congressistas pedindo apoio a eles nessas votações (as cartas e listas de emails estão em nosso site).

“Vamos continuar firmes na luta para restaurar os dispositivos que foram vetados nos PLs 2969 e 2342, de modo a fortalecer a nossa carreira e valorizar a nossa categoria. O Sindicato tem atuado com muita propriedade para derrubar os vetos 10 e 25, realizando um trabalho responsável, estratégico e incansável. Agradecemos ao senador Izalci pela parceria e defesa inconteste da pauta da categoria, bem como por sua atuação sempre alinhada com as demandas levadas pelo Sindjus. Vamos, juntos, angariar cada vez mais apoios para consolidar as conquistas aprovadas pela Câmara e pelo Senado. Todos à luta!”, afirmou Costa Neto.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥584 Total de Visualizações