Sindjus e Aspoljud-DF buscam apoio ao PL 2447/2022 na Câmara dos Deputados

Na quarta-feira (18/10), o coordenador do Sindjus, Anderson Ferreira, em conjunto com o coordenador-geral da Associação dos Policiais Judiciais do Distrito Federal (Aspoljud-DF), Leandro Caetano, e o agente de polícia judicial Rodrigo Bento, realizaram uma visita estratégica à Câmara dos Deputados em busca de apoio ao Projeto de Lei 2447/2022. O projeto visa consolidar em lei os avanços da Resolução CNJ 344, que regulamentou a Polícia Judicial do Poder Judiciário.

Os representantes foram recebidos nos gabinetes dos deputados do União Brasil que integram a Comissão de Administração e Serviços Públicos (CASP) da Câmara dos Deputados. Esse canal de acesso aos parlamentares foi possibilitado por Rodrigo Bento, membro do partido União-DF e com trânsito significativo entre os deputados devido à sua candidatura nas últimas eleições.

Inicialmente, a equipe se reuniu com a deputada Fernanda Pessoa (União-CE), que manifestou total apoio ao projeto de lei e abriu as portas de seu gabinete aos policiais judiciais. Posteriormente, foram recebidos pelas assessorias dos deputados Felipe Francischini (União/PR), Mendonça Filho (União/PE) e Luciano Bivar (União-PE), presidente nacional do União Brasil, todos expressando seu apoio ao PL.

Durante os encontros, os representantes discutiram com os parlamentares os cenários relacionados à tramitação do PL e estratégias para sua aprovação nas comissões, sem a necessidade de votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

“Foi uma troca de ideias muito produtiva, e ficou evidente o interesse e apoio de diversos parlamentares a essa importante iniciativa. Estamos comprometidos em encontrar os caminhos mais eficazes para que essa proposta se torne realidade e fortaleça a carreira dos Policiais Judiciais”, disse Anderson Ferreira.

Os representantes também estiveram no gabinete do deputado Bruno Farias (AVANTE-MG), presidente da CASP e relator do PL 2447/2022. Durante a reunião, o chefe de gabinete Angelo Correia informou que o PL está previsto para ser pautado na primeira ou segunda semana de novembro, sendo mais provável que ocorra na segunda semana devido ao feriado na primeira semana. Também foi mencionado que sessões anteriores na CASP foram encerradas por falta de quórum, o que representa um desafio para a votação quando o projeto estiver em pauta.
Os dirigentes receberam ainda informações sobre as emendas apresentadas ao PL.

“O propósito inicial desse projeto é regulamentar a Polícia Judicial do Poder Judiciário, e a adição de emendas com temas alheios à Polícia Judicial pode tornar complexo o processo de tramitação e trazer prejuízos à sua aprovação. Continuaremos a dialogar com os parlamentares, visando alcançar um equilíbrio na busca por uma Polícia Judicial mais forte e eficaz”, declarou Ferreira.

Os representantes também estiveram com os deputados Lêda Borges (PSDB-GO), Mendonça Filho (União-PE), Fernanda Pessoa (União-CE), Luiz Gastão (PSD-CE) e Luciano Bivar (União-PE).

🔥516 Total de Visualizações