Em assembleia bastante participativa, filiados elegem a Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições Sindjus Triênio 2024/2027

Na tarde desta quinta-feira (8/2), no auditório externo do STJ e virtualmente para os filiados dos Estados do Norte (AC/RO/RR/TO), o Sindjus realizou, observando rigorosamente todas as regras estatutárias, Assembleia Geral Extraordinária para eleger a Comissão Eleitoral que coordenará as Eleições da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do Sindjus para o triênio 2024/2027. A assembleia, que ocorreu em modo presencial para os filiados do DF e em regime virtual para os filiados do AC, RO, RR e TO, foi bastante participativa, com os servidores lotando o auditório do STJ e comparecendo em peso à sala virtual para fazer parte de mais este importante capítulo da história do nosso Sindicato.

A mesa foi dirigida pelo coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, que deu todos os informes necessários, garantindo a transparência total do processo, e conduziu os trabalhos com muita tranquilidade e objetividade. Os coordenadores-gerais Abdias Trajano e Chico Vaz também compuseram a mesa, além da advogada Thailine Lustosa.

Duas chapas foram inscritas:
A Chapa 1 – “União, Poder e Justiça”, composta pelos seguintes integrantes: Janedir Lopes Morata (TST), White Vilela (STJ), Cristiane Delgado de Carvalho Silva (TST), Paschoal Rosseti Neto (TSE), Waldir Nunes Ferreira (MPF) e Frederico Augusto Pereira (TJDFT).

A Chapa 2 – “100% Servidor, Eleições Democráticas, Limpas e Participativas”, com os seguintes integrantes: Kleber Aires Belém (TJDFT), Eldo Luiz Abreu (MPDFT), Lécio Garcia Ortiz (TJDFT), Carlos Alberto Quaresma (TJDFT), Johnnilton Santos (TST) e Lisa Lobo (TJDFT).

Após a defesa das chapas feita por seus próprios integrantes, foi aberto o regime de votação para os filiados do DF e do Norte.

Apurados os votos, a Chapa 1 obteve 410 votos contra 70 votos da Chapa 2.

De forma inquestionável, recebendo os votos da grande maioria dos filiados presentes, a Chapa 1 foi consagrada a vencedora.

Logo em seguida, os integrantes da Chapa 1, que foi representada pela servidora do TST Janedir Lopes Morata, foram devidamente empossados, oficializando assim a instalação da Comissão Eleitoral responsável pelas Eleições Sindjus 2024.

Em sua fala, Janedir ressaltou a sua experiência na realização das eleições do Sindjus, enfatizando que desde 2012 ela está à frente da Comissão Eleitoral, com exceção das eleições de 2015. Também falou sobre a expertise de outros integrantes da comissão. Frisou que preza muito pela honestidade e probidade do processo, e que os trabalhos são conduzidos com a devida imparcialidade. Destacou ainda a importância da união da categoria à construção de um pleito participativo e tranquilo.

Para o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, a grande vencedora desta assembleia foi a lisura, pois o Sindicato conduziu a assembleia e todo o processo de eleição da Comissão Eleitoral de forma ética e transparente, respeitando o Estatuto Social da entidade, e agindo com muita seriedade e retidão. Costa Neto agradeceu a participação expressiva dos filiados do DF e também dos estados do Norte (AC, RO, RR e TO), que fizeram uma assembleia grandiosa e memorável. Desejou sucesso aos integrantes da Comissão Eleitoral e uma boa eleição a todos.

Importante também ressaltar que, cumprindo o Estatuto Social do Sindjus, a Diretoria Colegiada publicou, na edição do dia 06 de fevereiro do Jornal de Brasília, Edital de Convocação das Eleições do Sindjus Triênio 2024/2027.

Segue abaixo o texto completo do edital, com as informações mais importantes sobre o processo eleitoral:

“Pelo presente Edital o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal – SINDJUS-DF, por meio de sua Diretoria Colegiada, atendendo ao disposto no art. 56 do seu Estatuto Social, faz saber que, na Sede da Entidade, localizada no SCN Quadra 01 bloco C Edifício Brasília Trade Center Salas 201 a 208 – Brasília – DF, nos locais de trabalho dos seus filiados e em outros locais que a Comissão Eleitoral designar, no dia 2 de abril de 2024, entre 09h e 18h, realizar-se-ão as Eleições para escolha da Diretoria Colegiada e do Conselho Fiscal do SINDJUS/DF, com urnas eletrônicas e/ou de lonas, fixas e/ou itinerantes.

1) O registro de inscrição das chapas que concorrerão ao pleito 2024, nos termos do art. 58, §§ 1o e 2o do Estatuto do SINDJUS/DF, será efetuado junto a Secretaria da Comissão Eleitoral, localizada no SCN Quadra 01 bloco C Salas 209 e 210 do Edifício Brasília trade Center – Brasília – DF CEP 70.711-902, iniciando-se no dia 14 de fevereiro de 2024 e encerrando-se no dia 16 de fevereiro de 2024, das 9h às 18h;

2) A Secretaria da Comissão Eleitoral, triênio 2024/2027, funcionará nos dias úteis das 09h às 12h e das 13h às 18h, conforme art. 58, §2o, do Estatuto do SINDJUS/DF;

3) O requerimento de registro de chapas, na forma dos arts. 58 e 59 do Estatuto do SINDJUS/DF, acompanhado do documento exigido no § 3o do art. 58, será protocolizado junto à Comissão Eleitoral, cujos formulários estarão disponíveis na página oficial do SINDJUS-DF na internet;

4) A impugnação de candidaturas, conforme art. 67 do Estatuto do SINDJUS/DF, deverá ser feita no prazo de 05 (cinco) dias, a contar da publicação da relação nominal das chapas registradas;

5) Em caso de empate entre as chapas mais votadas, realizar-se-ão novas eleições no prazo de 15 (quinze) dias, limitada a eleição às chapas em questão.

Brasília-DF, 05 de fevereiro de 2024.
Diretoria Colegiada do Sindjus-DF

Confira o arquivo PDF do Edital de Convocação das Eleições aqui

Confira o arquivo PDF da página do Jornal de Brasília com o Edital aqui 

 

🔥426 Total de Visualizações