Sindjus e associações parceiras solicitam aos órgãos do PJU e MPU disponibilização de vacinas pneumocócica e contra a herpes zóster

O Sindjus, em uma ação conjunta com as associações parceiras, encaminhou ofício a todos os órgãos do Poder Judiciário e ramos do MPU solicitando a disponibilização, por meio de custeio direto ou reembolso integral, de vacinas pneumocócica e contra a herpes zóster aos servidores e seus dependentes.

O ofício ressalta a importância de se garantir essa vacinação para prevenir doenças pneumocócicas, como pneumonia, meningite e otite, que podem levar a infecções graves nos pulmões, no sangue e na meninge (membrana do cérebro), e herpes zóster, que pode gerar complicações como nevralgias, ataxia cerebelar e trombocitopenia.

O documento destaca ainda que está tramitando na Câmara dos Deputados, o PL 291/2024, que busca incluir as mencionadas vacinas no calendário nacional de vacinação. Segundo a justificativa do projeto, além de reduzir a incidência de doenças, a vacina também contribui à prevenção de hospitalizações e custos relacionados ao tratamento de complicações pneumocócicas. No caso da vacinação contra a herpes zóster, além de prevenir a doença aguda, também contribui para a redução do risco de neuralgia pós-herpética, uma complicação dolorosa que pode persistir por meses ou até anos após a resolução da infecção aguda.

“A vacinação tem um impacto significativo na saúde pública, salvando vidas e promovendo a saúde da sociedade. O Sindjus e as associações parceiras se uniram em favor desta causa nobre, objetivando garantir a disponibilização de duas vacinas muito importantes para os servidores do PJU e MPU e seus dependentes. Mais uma vez, o Sindjus demonstra preocupação com a saúde da categoria e toma a iniciativa de atuar em prol do bem-estar dos servidores e seus dependentes”, afirmou Costa Neto, coordenador-geral do Sindjus.

Veja AQUI, como exemplo, o ofício encaminhado ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥436 Total de Visualizações