Sindjus reforça luta pela inclusão neste Dia Internacional da Síndrome de Down

Neste 21 de março, o Sindjus se une aos cerca de 300 mil brasileiros, que de acordo com dados do IBGE, são diagnosticados com alteração genética na trissomia do cromossomo 21. O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em vários países e marca a luta pela inclusão social e conscientização dos direitos de crianças, jovens e adultos em todo mundo.

Desde 2017, o Sindjus tem encampado essa luta através do Núcleo de Inclusão, que visa assegurar os direitos da pessoa com deficiência e estimular a conscientização, empatia e respeito entre todos. O núcleo criado pelo sindicato está em sintonia com a determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), que instituiu o Dia Internacional da Síndrome de Down com o objetivo de conscientizar sobre a importância da luta pelos direitos igualitários.

O Sindjus reforça que todos precisam combater o preconceito, a falta de informação e a intolerância, além de assegurar condições de acolhimento do profissional com Síndrome de Down. Para a coordenadora de Integração Sociocultural do Sindjus, Gisele Sérgio, a data corrobora para uma reflexão e sensibilização da sociedade. “Autoridades, servidores e todos os cidadãos precisam estar imbuídos nos esforços conjuntos e nós do Sindjus buscamos exercer o nosso papel social, se engajando na luta pela inclusão e pelos direitos de todos”, pontua.

A luta do Sindjus em prol da inclusão não para! A coordenadora destaca que o sindicato tem atuado junto aos órgãos do Poder Judiciário e do MPU para garantir a redução de 50% da jornada aos pais de pessoas com deficiência. “A formação de uma criança com Síndrome de Down influencia diretamente no adulto que eles serão e o desenvolvimento passa pelo apoio da família. Por este motivo, os pais precisam ter condições para se dedicarem à rotina de terapias e outras atividades dos seus filhos”, explica.

O Sindjus apoia a implementação do horário reduzido aos servidores pais de pessoas com deficiência para que eles consigam dar a devida atenção aos seus filhos e dependentes, suprindo as necessidades especiais de cada família e assegurando uma sociedade mais inclusiva.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

 

🔥49 Total de Visualizações