Um Sindicato de Resultados: luta contra PEC 32 demonstrou a força, a capacidade aglutinadora e a credibilidade do Sindjus

O Sindjus tem sido um protagonista ativo e um exemplo de combatividade na luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, conhecida como Reforma Administrativa, e em favor do fortalecimento do serviço público e da valorização dos servidores públicos.
Antes mesmo da PEC 32 começar a tramitar, mas cujas intenções já saiam na mídia, o Sindjus iniciou suas ações de combate a essa proposta de destruição dos serviços públicos, espalhando diversas faixas e marcando posição contra essa ameaça.

Em 2020 e 2021, o Sindjus, em uma atuação conjunta com Sindilegis, Fonacate, Servir-Brasil, Frente do Serviço Público e outras entidades parceiras, realizou uma ampla campanha contra a PEC 32, realizando uma série de atos, mobilizações, debates e outras atividades, que culminaram na interrupção da tramitação dessa proposta na Câmara dos Deputados.

Como parte da luta, o Sindjus espalhou uma série de outdoors em uma campanha que também ganhou os painéis da Rodoviária do Plano Piloto, do metrô e das lotéricas. Além disso, o Sindicato realizou mobilizações frequentes no aeroporto JK, na quadra dos deputados e em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Uma série de materiais foi distribuída, inclusive na Rodoviária do Plano Piloto, para conscientizar a população sobre os prejuízos da PEC 32.

Em parceria com o Sindilegis, os postes da Esplanada dos Ministérios foram enfeitados com banners em alusão à luta contra a Reforma; um caminhão com telão de led ficou estacionado em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, exibindo imagens e vídeos dessa luta; foram distribuídas centenas de garrafinhas de sucos de laranja personalizadas com o rosto e nome dos deputados favoráveis à PEC 32, denunciando assim “os laranjas” da Reforma Administrativa.

No final de 2021, diante do recuo do governo, Sindjus, Sindilegis, Fonacate, a Servir Brasil e entidades parceiras realizaram um enterro simbólico dessa proposta.

Ainda no final de 2021, a Frente Parlamentar Servir Brasil homenageou o Sindjus pelos relevantes serviços prestados em prol dos servidores públicos. O Sindicato se tornou referência nacional no combate à Reforma Administrativa.

Em setembro de 2023, diante da ameaça do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de avançar com a tramitação da Reforma Administrativa, o Sindjus retomou a campanha contra a PEC 32. O Sindicato procurou as entidades parceiras para reconstruir a ampla frente contra a “Desreforma Administrativa” e voltou a espalhar outdoors contra a PEC 32 e fazer mobilizações em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados. Mobilizações essas que foram até o final do ano, passando a mensagem de que estamos vigilantes e de que não vamos aceitar surpresas e atropelos.

O Sindjus segue atento e na luta contra a PEC 32, pronto para ir às ruas novamente se for necessário. A campanha contra a Reforma Administrativa mostrou o quanto o Sindjus é combativo e respeitado nacionalmente. A atuação junto com Sindilegis, Fonacate e Servir Brasil mostrou o peso do nosso Sindicato, que atua ao lado de entidades sérias e comprometidas com a pauta dos servidores públicos.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥257 Total de Visualizações