Sindjus prestigiou lançamento do programa “Polícia Judicial Amiga dos Autistas” durante sessão do CNJ

Presidente do CNJ, Luís Roberto Barroso, citou o presidente do Sindjus Costa Neto como apoiador do programa

Na tarde desta terça-feira (16/04), o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, que foi eleito recentemente para o cargo de presidente do Sindjus para a gestão do próximo triênio 2024/2027, marcou presença na 5ª sessão ordinária do CNJ prestigiando o lançamento do programa “Polícia Judicial Amiga dos Autistas”. O coordenador de Formação Sindical do Sindjus e diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário do CNJ, Igor Mariano, foi o principal interlocutor para o avanço desse projeto. Destaca-se também o papel de apoio e incentivo do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB).

“Eu anuncio com grande alegria o lançamento do programa de capacitação e conscientização Polícia Judicial Amiga dos Autistas. Um programa que visa qualificar os profissionais da Polícia Judicial do Poder Judiciário da União na realização do acolhimento humanizado e na concretização do direito fundamental de acesso à Justiça dos indivíduos com Transtorno do Espectro Autista”, afirmou Barroso.

O programa é voltado ao aperfeiçoamento de competências dos integrantes das carreiras policiais do PJU para melhorar a compreensão sobre o transtorno e a prevenção de abordagens inadequadas, o desenvolvimento da empatia institucional, o conhecimento das características do TEA e dos símbolos que viabilizam comunicação eficaz com a comunidade autista. Todos os conselheiros do CNJ receberam um kit com a explicação do programa.

O ministro Barroso citou os nomes das pessoas que colaboraram para a elaboração desse programa, destacando o apoio do “presidente do Sindjus, Costa Neto”.

O presidente do CNJ finalizou sua fala enfatizando que “é muito importante essas iniciativas que visam a integração e o enfrentamento da exclusão dessas pessoas”.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato. 

🔥148 Total de Visualizações