Sindjus participa do 1º Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público

O presidente do Sindjus, Costa Neto, ao lado do subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Francisco Gérson Marques de Lima, do Coordenador-Geral do Sindjus, Chico Vaz, e da Coordenadora de Integração Sociocultural do Sindjus, Gisele Sergio.

O Sindjus participa neste 13 e 14 de maio do 1º Congresso Internacional de Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação no Serviço Público, promovido pelo Sinditamaraty (Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores). O evento possui uma programação diversificada com a presença de especialistas nacionais e internacionais, além de entidades representativas dos profissionais que atuam nas três esferas de poder: Legislativo, Executivo e Judiciário.

Para o presidente do Sindjus, Costa Neto, o enfrentamento ao assédio e à discriminação no serviço público são temas inerentes à atuação do sindicato. “O assédio e a discriminação são uma violação dos direitos fundamentais e devem ser combatidos de forma firme e assertiva. Nós do Sindjus combatemos toda forma violência e defendemos a promoção de ações que estimulam um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos os colegas. Este evento é uma oportunidade de ouvir especialistas internacionais e nacionais, mas também é importante ações práticas e efetivas para que os servidores conheçam seus direitos e saibam como agir diante de situações de assédio no trabalho”, considera.

Segundo os organizadores do 1º Congresso Internacional, o evento promete estimular discussões e impulsionar a adoção de medidas para lidar com essas questões no serviço público. A expectativa é que o congresso seja um marco e que ajude a impulsionar o enfrentamento ao assédio e à discriminação no serviço público, tanto no Brasil quanto no mundo. Serão abordados temas: Medidas de Enfrentamento ao Assédio Sexual nos 3 Poderes; Assédio Moral e Institucional no Serviço Público e Ações Afirmativas; Violência no Trabalho (Convenção 190 da OIT) e Práticas Antissindicais; Diagnóstico da Pesquisa “Protocolo Atos de Violência no Ministério das Relações Exteriores”. As palestras acontecem ao longo desta terça-feira (14/05), no Hotel Royal Tulip.

Os debates que aconteceram nesta terça-feira (14/05), e foram acompanhados de perto pelo Coordenador-Geral do Sindjus, Chico Vaz, a Coordenadora de Integração Sociocultural, Gisele Sergio, e a presidente da associação de servidores do CNJ, Meg Gomes. “Vemos aqui temas em debate que são importantes para o enfrentamento do assédio e discriminação, especialmente questões como a violência contra as mulheres em ambiente profissional. São temas que nós do Sindjus estamos cotidianamente antenados para buscar sempre dirimir e combater dentro das esferas de trabalho dos servidores do PJU e MPU”, avalia Chico Vaz.

A cerimônia de abertura aconteceu na segunda-feira (13/05), no auditório Wladimir Murtinho, localizado no subsolo do Palácio Itamaraty, na Esplanada dos Ministérios. A mesa de abertura contou com discursos da representante da Advocacia Geral da União (AGU), Claudia Trindade; do Ministério Público do Trabalho (MPT), Francisco Gerson; da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Vinícius Carvalho; e do primeiro vice-presidente da Internacional de Serviços Públicos (ISP Global Union), Frederico D’Avila; além de representantes Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI); do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥173 Total de Visualizações