Assembleia Geral aprova contas do Sindjus de 2023 sem ressalvas

Na tarde de terça-feira (14/5), o Sindjus realizou Assembleia Geral Ordinária de Prestação de Contas referente ao período de janeiro a dezembro de 2023. As contas do Sindicato foram aprovadas sem ressalvas à unanimidade no DF e com duas abstenções no Norte, sem qualquer voto contrário.

A mesa foi composta pelos coordenadores-gerais Costa Neto, Abdias Trajano e Chico Vaz, pelos coordenadores de Administração e Finanças Ednete Bezerra e Antônio Matoso, pelo presidente do Conselho Fiscal do Sindjus, Wite Villela, pela gerente do departamento financeiro do Sindus, Janaina de Paula, e pela advogada Sarah Freitas.

A assembleia, que foi convocada seguindo rigorosamente as normas estatutárias, aconteceu em regime híbrido, em modo presencial no DF, mo auditório externo do STJ, e virtualmente para os filiados dos estados do Norte.

A coordenadora de Administração e Finanças Ednete Bezerra, responsável por fazer a apresentação das contas, frisou em sua fala a importância da participação dos filiados na assembleia de prestação de contas, bem como durante todo o processo de execução da parte orçamentária e financeira do Sindjus, acompanhando o que está sendo feito.

Ednete resgatou a história do Sindjus, lembrando que em 2015, parte da atual Diretoria assumiu um sindicato falido, com dívidas de mais de R$ 400 mil, uma sede desestruturada e em local perigoso, um Cefis depredado, com piscinas impróprias para uso, vazamentos, problemas elétricos, quadras danificadas, muito mato, e uma frota de carros sucateada. Desde então, a Diretoria do Sindjus procurou resgatar a nossa entidade através de um choque de gestão que tem dado muito resultado.

A coordenadora de Administração e Finanças destacou o crescimento financeiro e patrimonial expressivo do Sindicato, bem como o aumento do número de filiados, que mais do que dobrou em relação ao ano de 2015. Isso trouxe um aumento significativo das receitas de contribuição do Sindicato, fruto do trabalho de excelência que tem sido desenvolvido pela Diretoria Colegiada no sentido de recuperar a credibilidade do Sindicato, tornando-o referência nacional em matéria de atuação sindical e compromisso com as demandas da categoria. Salientou ainda a estrutura da nova sede do Sindjus, em um local altamente valorizado, e o renascimento do Cefis, que é hoje um dos melhores clubes campestres do DF.

Ednete também discorreu sobre as inúmeras atividades sindicais realizadas durante o ano de 2023, decorrentes de uma atuação combativa e estratégica, e a atuação muito forte no Congresso Nacional em torno de pautas de interesse dos servidores.
Enfatizou a amplitude do trabalho do Sindjus que vem sendo divulgado, com total transparência, pela comunicação do Sindicato através dos canais oficiais da entidade.

Ednete afirmou que 2023 foi um ano de muitas lutas e conquistas e que contribuiu sobremaneira à consolidação do Sindjus como uma entidade reconhecida nacionalmente por sua eficiência na defesa dos servidores do Poder Judiciário e do MPU e na geração de resultados positivos.

Wite Villela fez a leitura do parecer do Conselho Fiscal em relação às contas de janeiro a dezembro de 2023, enfatizando que os conselheiros analisaram uma série de demonstrativos e documentos. E ao final dessa análise, os conselheiros verificaram que as demonstrações refletem adequadamente a situação financeira e patrimonial do Sindjus. “Afirmamos a regularidade das contas e opinamos por sua aprovação sem ressalvas”, destacou o presidente do Conselho Fiscal do Sindjus.

Wite Villela aproveitou para agradecer a Diretoria do Sindjus por ter acatado a sugestão do Conselho Fiscal referente ao projeto de instalação de energia fotovoltaica. Ednete Bezera havia afirmado em sua fala que em breve haverá a inauguração do sistema de energia fotovoltaica do Cefis, que vai atender o Cefis e a sede do Sindjus. Mais uma realização da Diretoria que vai gerar economia para o Sindicato e ainda contribuir com o meio ambiente.

Após a votação e proclamação do resultado, foi feito um minuto de silêncio pelas vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

Por fim, o coordenador-geral do Sindjus Costa Neto agradeceu todos os presentes, afirmando que “é necessário que renovemos constantemente nossa energia, nossa combatividade e nossa capacidade de mobilização. Agradecemos por estarem conosco todos os dias, nos dando força e nos acompanhando nessa missão tão honrosa que é representar os servidores do PJU e MPU, a qual desempenhamos com muito louvor, procurando sempre fazer o nosso melhor e nos dedicar de corpo e alma em benefício de todos. Que continuemos unidos, buscando trabalhar juntos em prol da nossa categoria. Temos muito o que construir neste ano de 2024 e nos anos seguintes, nessa nova gestão que toma posse no dia 22 de maio. Sigamos juntos, na luta”.

Orgulho de ser Sindus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato. 

🔥108 Total de Visualizações