Parabéns ao Sindjus pelos seus 34 anos de história, lutas e conquistas. Um Sindicato que nos enche de orgulho!

Hoje é um dia especial. Neste 25 de maio de 2024, o Sindjus completa 34 anos de existência. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no DF, que atualmente também representa os servidores do Judiciário Federal do Tocantins e das Justiças Federal e Eleitoral do Acre, Rondônia e Roraima completa mais um ano de uma história repleta de capítulos memoráveis.

O Sindjus se tornou ao longo do tempo um Sindicato que enche de orgulho a sua base, que é prestigiado e respeitado nacionalmente por suas conquistas aos servidores do PJU e MPU, e que é uma das principais vozes do País em defesa da valorização dos serviços e servidores públicos.

No dia 22 de maio, a nova Diretoria Colegiada do Sindjus, com Costa Neto como presidente, tomou posse para continuar a missão de fortalecer e engrandecer ainda mais o nosso Sindicato, cujo maior patrimônio são os seus filiados.

O Sindjus desempenha um papel vital na proteção dos direitos e interesses dos servidores do PJU e MPU, com uma representação forte, sendo o representante legítimo de toda uma categoria nos mais diversos espaços democráticos. O Sindjus dialoga com as cúpulas dos órgãos do Poder Judiciário e ramos do Ministério Público da União, é recebido no Poder Executivo e faz um trabalho de excelência no Congresso Nacional, contando com o apoio de diversos parlamentares.

Temos orgulho de fazer parte de um Sindicato atuante e destemido, que está sempre na luta pela valorização da nossa carreira, por salários dignos, melhores condições de trabalho e outras inúmeras pautas gerais e específicas. Com certeza, a vida dos servidores do PJU e MPU não seria a mesma se o Sindjus não existisse.

Ao longo de sua existência, o Sindjus mudou, evoluiu, modernizou-se em vários sentidos. E, de 2015 para cá, testemunhamos uma evolução espantosa através de um amplo choque de gestão que promoveu o pagamento das dívidas que haviam e saneamento das contas, a despartidarização do Sindjus e a retomada do foco na defesa intransigente das demandas da categoria.

Temos orgulho de integrar um Sindicato que renasceu das cinzas mais forte, verdadeiramente combativo e 100% servidor.

Um Sindicato que tem resultados concretos para mostrar, como a Execução do RRA que beneficiou milhares de filiados, o reajuste de 41% em 2016 e o nosso último reajuste salarial de 19,25%, consolidado no início de 2023 com a sanção das leis 14.523/2023 (PJU) e 14.524/2023 (MPU), a derrubada do Veto 51 feito ao PL 3662/21, garantindo o NS para os técnicos do PJU. Também celebramos a derrubada dos Vetos 10 (MPU) e 25 (PJU), que trouxeram avanços significativos como a essencialidade dos cargos de analista e técnico judiciário, a não absorção dos Quintos, o NS para os técnicos do MPU, e a transformação do AQ recebido pelos técnicos em VPNI. Dentre outras vitórias, a organização da Polícia Judicial e da Polícia do MP. As execuções dos 13,23%, do IR sobre auxílio-creche e dos Quintos. O intenso combate à PEC 32 (Reforma Administrativa) que impediu a sua votação no Plenário da Câmara dos Deputados.

Essas são apenas algumas das inúmeras conquistas que impactaram positivamente milhares e milhares de servidores e suas famílias. E o que todas essas lutas têm em comum? Sem dúvida, o protagonismo do Sindjus.

Agora, estamos focados na reestruturação da nossa carreira. Em 2023, o Sindjus promoveu um grande seminário e um ciclo de debates com a presença de especialistas na área visando ouvir a categoria e elaborar o melhor plano de carreira possível para os servidores do PJU e MPU.

Para o Presidente Costa Neto, “o Sindjus é hoje um Sindicato que atua com muita firmeza, dedicação e responsabilidade no zelo pelo presente e futuro da nossa categoria. Diante da potência que o Sindjus se transformou, só podemos dizer que estamos no caminho certo. O caminho do sucesso, da realização, do respeito ao diálogo e àqueles que são o propósito maior da existência de um sindicato – seus filiados, sua base sindical.”

“Neste aniversário de 34 anos temos muito a celebrar em relação à trajetória vitoriosa do Sindjus e também encontramos facilmente uma série de motivos para nos unirmos em torno deste Sindicato que nos enche de orgulho, sendo, não por acaso, o maior e melhor do Brasil em se tratando da nossa categoria. Parabéns ao Sindjus e a todos que fazem dele um motivo de orgulho!,” finalizou Costa Neto.

Confira abaixo o vídeo especial do Aniversário de 34 anos do Sindjus:

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!

🔥216 Total de Visualizações