Nova Diretoria e Conselho Fiscal do Sindjus tomam posse em solenidade bastante prestigiada

Na noite de quarta-feira (22/5), no Clube Naval de Brasília, os membros da nova Diretoria Colegiada do Sindjus, tendo Costa Neto como presidente, e do Conselho Fiscal do Sindicato, tomaram posse para o triênio 2024/2027. Foi um evento histórico, gratificante e emocionante, que demonstrou a força e a importância do Sindjus na atualidade e a grandiosidade do trabalho que vem sendo feito por aqueles que estão à frente do Sindicato nos últimos anos.


No dia 2 de abril foram realizadas as Eleições do Sindjus, cujo resultado, proclamado no dia 4 de abril, declarou como grande vencedora a Chapa 10, com quase 70% dos votos válidos. A representante da Comissão Eleitoral, Janedir Morata, e o presidente do escrutínio, o subprocurador-geral do Ministério Público do Trabalho, Francisco Gérson Marques de Lima, participaram da solenidade oficial que deu posse à nova Diretoria Colegiada e ao novo Conselho Fiscal do Sindjus, e destacaram a lisura e a transparência do processo eleitoral, que foi o mais participativo dos últimos anos. Uma verdadeira celebração da democracia.


A solenidade, que teve a execução do hino nacional feita pelo Coral Habeas Cantus, foi prestigiada por diversas autoridades e dirigentes sindicais, como o governador do DF, Ibaneis Rocha, o senador da República Izalci Lucas, o deputado federal Rafael Prudente, o Primeiro Vice-Presidente do TJDFT Roberval Belinati, o Procurador-Geral da Justiça Militar Clauro Roberto de Bortolli e o SubProcurador-Geral do MPT Gérson Marques.

Em sua fala, o presidente do Sindjus Costa Neto enalteceu a verdadeira revolução pela qual o Sindicato passou nos últimos anos, tornando-se referência nacional em matéria de sindicalismo atuante, representativo e de resultados. Citou o crescimento expressivo do número de filiados, da credibilidade e das conquistas do Sindjus, que hoje é um sindicato à altura da categoria que representa.

Costa Neto falou sobre o contínuo trabalho em prol do fortalecimento do Sindicato e da categoria ao longo dos três mandatos que teve como coordenador-geral do Sindjus e explicou que a categoria entendeu que era necessário evoluir em relação ao estatuto e criar o cargo de presidente do Sindjus, passando a entidade a ter uma representação mais direta e com mais facilidade nas relações institucionais junto ao Três Poderes.

Relembrou conquistas importantes, dentre elas os reajustes salariais de 2016 e 2023 e dos benefícios, a manutenção definitiva dos Quintos, a execução histórica do RRA, o reconhecimento do direito aos 13,23% e seu processo executório, o NS para técnicos do PJU e MPU, a organização da Polícia Judicial e da Polícia do MP, a nova sede do Sindjus, a transformação do Cefis em um dos melhores clubes de campo do DF, a inclusão dos servidores do Judiciário Federal do Tocantins, e das Justiças Federal e Eleitoral dos Estados do Acre, Rondônia e Roraima na base do Sindjus.

O presidente do Sindjus falou da importância do diálogo, da unidade e da mobilização e citou alguns desafios para esse próximo triênio, tais como: a reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário e do MPU, a flexibilização do teletrabalho, a aprovação do PL 2447/23 (Polícia Judicial), do PL 429/2024 com a emenda que assegura o adicional de atividade penosa, da PEC 10/23 com a emenda que garante o retorno dos quinquênios para os servidores públicos.

“O Sindjus hoje é uma potência a nível nacional, um Sindicato respeitadíssimo e prestigiadíssimo. A todos nós, servidores do PJU e MPU e à nossa categoria, temos um agradecimento muito grande por toda essa capacidade de fazer com que nosso sindicato tenha se transformado no que é hoje: um Sindicato de prestígio, de nome, de força. O maior e melhor Sindicato do Brasil”, exclamou o presidente Costa Neto. Leia AQUI o discurso de posse do presidente Costa Neto na íntegra.

O governador Ibaneis Rocha parabenizou os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e enalteceu a importância do Sindjus e seu papel na defesa dos direitos dos servidores do PJU e MPU. “Eu tenho muito orgulho de dizer que a gente trabalha sempre unidos, sempre juntos, sempre em coordenação, e a eleição desse grupo, novamente, para a presidência dos Sindjus-DF nos deixou muito alegres”, afirmou o governador do DF. “Então, é só alegria! Meus parabéns. Toda a equipe que assume, mais uma vez, a presidência do Sindjus-DF, meus parabéns e contem comigo que eu vou continuar trabalhando sempre com vocês.”

O deputado Rafael Prudente parabenizou a Diretoria pela vitória e afirmou: “nós tivemos uma série de vitórias e construções no Congresso Nacional ao longo dos últimos anos. É mais do que merecida a recondução dessa gestão que tem dado tanto resultado aos servidores, ao Poder Judiciário e ao País. Eu me coloco mais uma vez à disposição. Tivemos a vitória recente da criação de novos cargos no TJDFT (PL 1987/23), a derrubada dos Vetos 10 e 25, de 2023, a conquista do NS. Tivemos agora o encaminhamento na Câmara dos Deputados do requerimento de urgência para criação de cargos no TSE e TREs de todo Brasil. Tem muitas pautas que já trabalhamos e muitas outras que vamos continuar trabalhando com o presidente Costa Neto e toda Diretoria”.

O senador Izalci destacou a atuação que a Diretoria do Sindicato vem desenvolvendo no Congresso Nacional e afirmou que a sua parceria com o Sindjus em prol dos projetos de valorização dos servidores do PJU e MPU continua nesta próxima gestão. “Eu quero parabenizar por toda gestão anterior, pelo trabalho que foi feito pela Diretoria, liderada por Costa Neto. Não foi à toa que foi reeleito com a votação que teve; é o reconhecimento pelo trabalho que faz pelas causas do Poder Judiciário e do Ministério Público”. Segundo Izalci, o presidente Costa Neto e a Diretoria do Sindjus merecem o seu carinho, o seu apoio e a sua parceria.

O diretor institucional do Instituto Servir Brasil e presidente do Sindilegis, Alison Souza, parabenizou os filiados do Sindjus por um processo eleitoral tão bem-feito e participativo. “Acompanhei de perto esse processo, a escolha não poderia ter sido melhor. É uma Diretoria que trabalha. Sou testemunha do trabalho da Diretoria dentro do Congresso Nacional, do zelo que essa Diretoria tem ao conduzir as mais diversas pautas de interesse dos servidores do PJU e MPU. O Sindilegis é parceiro do Sindjus e a gente é testemunha desse trabalho muito bem-feito que engrandece o movimento sindical, os servidores públicos brasileiros e o serviço público”.

Diretoria Colegiada do Sindjus Triênio 2024/2027:
Presidente: Costa Neto
Vice-presidente: Francisco Xavier
Vice-presidente: Gisele Sérgio
Diretoria de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Parlamentares
Anderson Ferreira, Cledo Vieira e Francisco Vaz
Diretoria de Administração e Finanças
Abdias Trajano, Arlete Ribeiro e Ednete Bezerra
Diretoria de Formação e Relações Sindicais
Alcides Carvalho, Igor Mariano e Osiel Ribeiro
Diretoria de Imprensa e Comunicação
Sônia Cardoso, Suely Masala, Wallace Costa
Diretoria de Integração Sociocultural
Gilson Teodoro, Silvanildo Faria, Patrícia Peres
Diretoria de Assuntos Regionais
Doriney Brito, Henrique Rodrigues, João Beleza
Suplentes
Eiraldo Pimenta, Almerindo, Daniela Mendes, Meg Gomes, Joanis e Jairo Bonfim

Conselho Fiscal
Titulares:
Júlio Horta Barbosa da Silva, Antônio Matoso Filho e Hilvio Maciel Carvalho
Suplentes:
Paulo Henrique Trindade de Carvalho, Eliomar Borges de Jesus e Altevi Oliveira da Costa

🔥319 Total de Visualizações