Sindjus prestigia cerimônia de aposição da foto da ex-Procuradora-Geral de Justiça, Fabiana Costa Barreto

A promotora de Justiça, Fabiana Costa Barreto, ao lado do Coordenador-Geral do Sindjus, Costa Neto, que estão à frente da galeria onde foi realizada a aposição da foto da magistrada.

O Sindjus prestigiou nesta sexta-feira (24/05) a cerimônia de aposição da foto da promotora Fabiana Costa Barreto, na galeria de fotos dos Procuradores-Gerais de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A promotora comandou o órgão no período de 2018 a 2022 e, atualmente, é coordenadora da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT, que também lançou a campanha “Violência contra a mulher não é normal. Abra os olhos! Sua atitude pode mudar o final”.

A convite do Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Carlos Fredderico Moreira Seigneur, o Coordenador-Geral do Sindjus, Costa Neto, participou da solenidade. “Quero desejar à doutora Fabiana Costa sempre muito sucesso profissional e que continue sendo um expoente e referência nacional na representação do Ministério Público”, parabeniza.

Em seu discurso emocionante, a promotora lembrou da falecida mãe, que a inspirou a galgar tão relevante carreira jurídica. “Minha mãe era uma pessoa, assim, muito impactante. Ela tinha uma sensibilidade enorme, uma afetividade e sinceridade de menina do interior do Piauí e que eu, aqui no MPDFT, não precisei perder isso. Eu faço esse agradecimento também ao MPDFT, à sociedade do DF, por ter me permitido inspirar na feminilidade”, lembra a promotora que estava acompanhada da família, que se emocionou ao ve-la galgar importante reconhecimento profissional.

Ao fazer uso da palavra, o 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Roberval Belinati, destacou a confiança no trabalho da promotora. “Convivi com a Promotora durante o período em que comandou o Ministério Público e sou testemunha de que fez um excelente trabalho. Promoveu a aproximação do Ministério Público com o Tribunal de Justiça e as demais instituições. Fez um trabalho maravilhoso em defesa da sociedade durante sua gestão. Parabenizo a Promotora Fabiana por esse momento em que perpetua, no prédio do MP, a sua fotografia, registrando a sua contribuição nos quatro anos do seu mandato”, disse.

O desembargador Leonardo Roscoe Bessa lembrou com orgulho a gestão comandada pela promotora. “Ela desempenhou um trabalho exemplar durante o período que esteve à frente do MPDFT e hoje, ao homenageá-la oficializamos um ato de reconhecimento da gestão administrada dela. Ela foi meu braço direito, quando eu fui procurador-geral”, reconheceu.

Logo após o evento de aposição de foto, os membros do MPDFT e demais participantes da solenidade seguiram para o lançamento da campanha criada pela promotora Fabiana Costa Barreto e intitulada: “Violência contra a mulher não é normal. Abra os olhos! Sua atitude pode mudar o final”, que é uma iniciativa promovida pela Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio no Distrito Federal, instituída no âmbito desta Instituição pela Portaria PGJ/MPDFT 871/2023, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Caixa Econômica Federal e a Tribo da Periferia.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥75 Total de Visualizações