Sindjus prestigia posse da ministra Cármen Lúcia à presidência do TSE e parabeniza a primeira mulher a presidir duas gestões na Corte Eleitoral

O presidente do Sindjus, Costa Neto; a ministra Cármen Lúcia, nova presidente do TSE; ao lado do ministro Kassio Nunes Marques, empossado como vice-presidente do TSE.

O presidente do Sindjus, Costa Neto, acompanhou na segunda-feira (03/06), a sessão solene de posse da ministra Cármen Lúcia à presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Esta é a segunda gestão da Excelentíssima ministra, que mais uma vez faz história ao se consolidar como a primeira mulher a comandar a Corte Eleitoral por duas gestões. Ao lado do ministro Kassio Nunes Marques, que foi empossado vice-presidente, temos confiança que a presidente fará mais uma gestão democrática, com a segurança que o TSE oferece ao eleitor do nosso País e com fortalecimento dos servidores do tribunal”, enalteceu o dirigente do sindicato.

Em seu discurso, Cármen Lúcia proferiu um cumprimento especial e carinhoso, aos servidores da Justiça Eleitoral. “Um modelo de profissionais dedicados e comprometidos que são diretamente responsáveis por assegurar que os mais de 150 milhões de eleitores brasileiros compareçam a seus locais de votação no dia das eleições para escolha de seu destino cívico. Compartilhar responsabilidades próprias na Justiça Eleitoral é um encargo que demanda aliança, sem a qual a caminhada seria muito mais difícil”, elogiou.

O ministro Alexandre de Moraes, que deixa a Presidência do TSE após um ano e nove meses, empossou a magistrada e destacou a trajetória histórica da nova presidente do TSE em defesa do Estado Democrático de Direito e contra a discriminação e o preconceito. “É magistrada exemplar, mas, acima de tudo, é uma grande amiga, que honra o Poder Judiciário, a Justiça Eleitoral e, com sabedoria, firmeza, sensibilidade, garantirá, em 2024, eleições livres, seguras e transparentes, fortalecendo, cada vez mais, a nossa sólida democracia. Foi e continuará sendo a grande propulsora da efetividade e da igualdade de participação das mulheres na política e na luta contra a fraude à cota de gênero”, enfatizou.

A sessão solene contou com a presença de autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de profissionais da imprensa, de representantes de embaixadas e de convidados dos empossados. Além dos ministros do TSE e do procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, também integraram a mesa de honra da sessão solene os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; do Senado Federal, Rodrigo Pacheco; da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

A nova presidente do TSE conduzirá a Corte Eleitoral até junho de 2026. A ela caberá coordenar as Eleições Municipais de 2024 e iniciar os trabalhos de preparação do próximo pleito geral.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥181 Total de Visualizações