Sindjus se reúne com Corregedor do TJDFT, Desembargador Mário Zam, para tratar sobre pleitos dos servidores
Na última sexta-feira (21/06), o vice-presidente do Sindjus, Francisco Xavier, juntamente com o diretor de Administração e Finanças, Abdias Trajano, estiveram reunidos reúne com Corregedor da Justiça do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, para tratar sobre as principais demandas dos servidores. Entre elas estão: o auxílio saúde; o teletrabalho; a nomeação dos servidores; o orçamento do Tribunal; assento no Pró-saúde; a Carteira Digital da Polícia Judicial; as vacinas; além do Novo PCS e o representante do TJDFT no Fórum de Carreira do CNJ.
O Desembargador Mário-Zam tomou posse como Corregedor do TJDFT no dia 22 de abril de 2024. Ele foi eleito para o cargo em fevereiro desse ano para o biênio 2024-2026. “Essa reunião buscou pontuar junto ao desembargador recém-empossado, os pleitos da categoria que já estamos conversando junto a Alta Administração do TJDFT ao longo dos meses. São demandas que têm sido pleiteadas pelos servidores nos quais o Sindjus, como legítimo representante da categoria, vêm atuando junto à Corte para que cada item seja atendido”, disse o vice-presidente do Sindjus, Francisco Xavier.
Auxílio Saúde
No dia 8 de abril deste ano, o Sindjus teve uma importante reunião com o segundo vice-presidente do TJDFT, o desembargador Sérgio Xavier de Souza Rocha e tratou da pauta prioritária voltada para as demandas dos servidores do TJDFT. Na reunião desta sexta-feira (21/06), mais uma vez os diretores aproveitaram para pedir apoio para uma proposta de defesa da manutenção no Auxílio Saúde, com objetivo de os servidores não serem prejudicados.
“Houve uma redução de 40% no Auxílio Saúde e o Sindjus pediu o apoio no sentido de voltar a ser o que era antes. O objetivo da reunião foi buscar empenho da atual gestão em relação ao Auxílio Saúde no âmbito do TJDFT, uma vez que o mesmo é hoje referência para outros órgãos e uma ferramenta indispensável para a promoção da saúde e do bem-estar dos servidores e de suas famílias”, enfatiza o diretor de Administração e Finanças, Abdias Trajano.
No dia 10 de abril, a diretoria do Sindjus também esteve reunida com o primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Angelo Canducci Passarelli, e solicitou informações oficiais a respeito de uma possível proposta de alteração no Auxílio Saúde, uma vez que comentários sobre esse assunto estavam circulando nas redes sociais e preocupando os servidores.
Assento no Pró-Saúde
Nesta sexta-feira (21/06), a diretoria do Sindjus também destacou o assento no Conselho deliberativo do Pró-saúde. O TJDFT é o único no qual o sindicato ainda não possui um assento. O assunto já havia sido pauta de reunião realizada no dia 26 de janeiro deste ano, quando o Sindjus havia se reunido com o presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde, desembargador Roberval Belinati, e com os gestores da Secretaria de Assistência e Benefícios (SEAB/TJDFT), Emília Nóbrega e Marco Sérgio, juntamente com o Juiz Auxiliar da Presidência do TRE/DF Pedro Yung-Tay Neto e o Chefe de Gabinete Edvaldo Guimarães Júnior, além do Assessor de Comunicação Fernando Veloso.
Vacinas
Com relação ao pedido do Sindjus para que o tribunal oferte vacinas contra a dengue e adote medidas preventivas e providências com relação à eliminação de focos do mosquito transmissor nos prédios do tribunal, no dia foi informado que a questão está aguardando deliberação da presidência com relação à fonte de recursos. Relativamente às medidas preventivas e à eliminação de focos do mosquito transmissor nos prédios do tribunal, foi informado que todas as providências já foram adotadas. À época os diretores do Sindjus haviam se reunido com o segundo vice-presidente, desembargador Sérgio Rocha, e assegurou que o sindicato vai continuar realizando audiências para que esta pauta seja atendida.
Nomeação de servidores
Outro item da pauta tratado durante a reunião foi sobre a importância de dar celeridade à nomeação dos aprovados no concurso de 2022. O Sindjus defendeu a recomposição do quadro do tribunal, frisando que há previsão orçamentária para atender essa solicitação. Explicaram que é fundamental fortalecer o quadro para o TJDFT continuar valorizando seus servidores, que desempenham serviços de excelência e já conquistaram por anos seguidos o selo diamante concedido pelo CNJ referente ao elevado nível de produtividade e prestação jurisdicional.
Novo PCS
Dando continuidade ao diálogo realizado entre a diretoria do Sindjus e o primeiro vice-presidente do TJDFT, no dia 10 de abril deste ano, a reunião da última sexta-feira (21/06), também tratou dos estudos para a elaboração de um novo Plano de Carreira para os servidores do Poder Judiciário e do MPU. Vários debates já foram feitos com a participação de especialistas na área, visando a construção de uma proposta condizente com as necessidades da categoria e viável em termos orçamentários, conforme solicitado pelo presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, em reunião com o Sindjus.
Fórum de Carreira do CNJ
O Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos Servidores do Poder Judiciário da União, coordenado pelo conselheiro Bandeira de Mello, têm discutido, entre outras coisas, a necessidade da construção do novo plano de carreira dos servidores do PJU no âmbito do Fórum. Os subgrupos criados para discutir a reestruturação da carreira têm se reunido algumas vezes e durante a reunião com o Desembargador Mário-Zam, a diretoria do sindicato reiterou a necessidade de incluir representante do TJDFT no Fórum de Carreira do CNJ.
“Nós vamos continuar nos reunindo com todas as administrações superiores de todos os tribunais para pedir apoio, no sentido de que já foi solicitado em caráter emergencial pelo Sindjus ao STF e ao CNJ em relação à recomposição das perdas salariais dos servidores do Poder Judiciário, requerendo providências para o atendimento deste pleito”, ressaltou Abdias Trajano.
Carteira Digital da Polícia Judicial
Outro tema tratado na reunião do Sindjus com o Desembargador Mário-Zam, foi apoio em relação a disponibilização da carteira digital dos policiais judiciais. Em fevereiro deste ano ao aplicativo de acesso à carteira de identidade funcional digital dos servidores que foi lançado. A pauta reforça que a categoria solicitou a disponibilização da carteira digital dos policiais judiciais, conforme suas especificidades. Em reunião realizada entre o Sindjus e o secretário-geral do TJDFT, Celso de Oliveira, no dia 22 de abril deste ano, o gestor havia informado que já estava sendo providenciado.
Teletrabalho
Um dos assuntos tratados entre o Sindjus e o Desembargador Mário-Zam foi a proposta de elevação servidores em teletrabalho. Ano passado o Tribunal Pleno do TJDFT havia aprovado a proposta de elevação de 30% para 50% de servidores em teletrabalho. À época a diretoria do Sindjus havia se reunido com o desembargador Cruz Macedo, para tratar do encaminhamento ao CNJ da proposta de aumento do percentual de Teletrabalho para 50%. O presidente foi enfático ao afirmar ser favorável ao aumento do número de servidores em teletrabalho no TJDFT. “O Sindjus continua tratando junto ao CNJ e trabalhado conjuntamente aos tribunais tendo em vista que os resultados do teletrabalho são amplamente conhecidos pela eficácia”, destaca Abdias.
O Sindjus parabeniza o Desembargador Mário-Zam e deseja êxito na nova etapa, ao tempo que o sindicato reforça que vai continuar realizando audiências com a Alta Administração do TJDFT em defesa da pauta dos servidores e informa que está firme nessa luta e na manutenção do diálogo em prol de atender a demanda dos servidores do TJDFT.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.
LEIA MAIS:
- Sindjus se reúne com o presidente do Conselho Deliberativo do Pró-Saúde/TJDFT para tratar da manutenção da rede credenciada hospitalar e da vacina da dengue
- Sindjus se reúne com primeiro vice-presidente do TJDFT para discutir auxílio saúde e outros itens da pauta dos servidores
- Sindjus se reúne com segundo vice-presidente do TJDFT para tratar do auxílio saúde e de outras demandas dos servidores
- Sindjus encaminhou ao STF e CNJ pedido de recomposição das perdas salariais da categoria para 2025/2026. Requerimento no mesmo sentido será apresentado à PGR
- Sindjus se reúne com novo presidente do TJDFT para tratar da pauta dos servidores
- Vitória: após forte campanha do Sindjus, TJDFT aprova proposta de 50% de servidores em teletrabalho
- Sindjus se reúne com presidente do TJDFT e trata da pauta da categoria logo em seguida à decisão do Tribunal Pleno sobre o aumento do percentual de Teletrabalho para 50%