Sindjus apresenta Proposta de Reajuste Emergencial dos servidores do PJU para 2025/2026 ao Diretor-Geral do STM em exercício, General Lauro Luís Pires

O Sindjus segue trabalhando firme e cumprindo uma intensa agenda em defesa da categoria

Na tarde desta quarta-feira (03/07), mais uma reunião marcou o cumprimento do intenso cronograma de reuniões do Sindjus para apresentação da campanha “Reajuste Já, Zero Não!”, de recomposição emergencial para compensar as perdas salariais dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. Dessa vez, a proposta foi levada ao Diretor-Geral do Superior Tribunal Militar (STM), em exercício, General Lauro Luís Pires. Participaram da reunião a vice-presidente do sindicato Gisele Sérgio e os diretores Cledo Vieira e Gilson Teodoro.

“Todos os detalhes da proposta foram apresentados, que recebeu ampla aceitação. Nosso objetivo é evitar o acúmulo de perdas inflacionárias e do poder de compra da categoria, dando dignidade aos servidores. O Sindjus vai continuar trabalhando para fazer com que a valorização da nossa categoria se torne realidade. REAJUSTE JÁ! ZERO NÃO!” afirmou Gisele Sérgio, vice-presidente do Sindjus.

Reajuste Emergencial

Protocolada no STF e no CNJ em 19 de junho, a proposição visa recuperar as perdas inflacionárias recentes enfrentadas pela categoria, com recomposição dos valores nos anos de 2025 e 2026. O Reajuste Emergencial, como vem sendo chamado, deverá incidir sobre a GAJ, de modo a beneficiar analistas, técnicos e auxiliares, sejam aposentados ou da ativa, da mesma forma e no mesmo patamar, isonomicamente.

Estudos técnicos feitos pelo Sindjus dão sustentação à proposta, pois leva em conta o cenário atual e todos os aspectos legais e orçamentários. O levantamento feito pelo Sindjus revela ainda, uma defasagem salarial dos servidores do Poder Judiciário que supera os 20%, considerando os reajustes das Leis nº 13.317/2016 e 14.523/2023. Em relação às perdas históricas desde a Constituição Federal de 1988, a defasagem chega a cerca de 78,5%.

Mobilização

O Sindjus está mobilizando todos os órgãos do Poder Judiciário da União (PJU) e do MPU para viabilizar essa medida. Na última quinta-feira, 27 de junho, o Sindjus, representado pelo presidente Costa Neto, pelo vice-presidente Francisco Xavier e pelo diretor de Administração e Finanças, Abdias Trajano, reuniu-se com o Secretário-Geral do TJDFT, Celso de Oliveira, para apresentar a proposta de recomposição emergencial e a minuta do projeto de lei e a devida justificação. No mesmo dia, o Sindjus entregou ao presidente do tribunal, Desembargador Waldir Leôncio, a proposta de reajuste emergencial.

A proposição também foi apresentada pelo Sindjus ao Procurador-Geral e ao Diretor-Geral do Ministério Público Militar, Dr Clauro Roberto e Dr Antonio Coutinho, respectivamente, e também no TST ao Diretor-Geral Gustavo Caribé. O Sindjus também já se reuniu com o Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal, Eduardo Toledo, e apresentou a proposta de reajuste emergencial e seus encaminhamentos. A diretoria do Sindjus também já esteve reunida com o Diretor-Geral do Superior Tribunal de Justiça, Sérgio Pedreira, e sua equipe técnica, para apresentação da proposta.

Além disso, o Sindjus já apresentou a proposta para o Diretor-Geral do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, Dr. Roberto Carlos de Oliveira, e para o presidente do TST, ministro Lelio Bentes; e para o diretor-geral do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Dr. Rafael Bellinello. Por fim, a proposta a proposta foi apresentada ao Diretor-Geral do STM, em exercício, General Lauro Luís Pires.

A mobilização da categoria é essencial e o Sindjus continua trabalhando com responsabilidade para obter o melhor índice de reajuste possível para 2025 e 2026, maximizando o uso do orçamento disponível.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥1.2 K Total de Visualizações