Sindjus prestigia lançamento da Frente Parlamentar mista em defesa e valorização dos Policiais Institucionais na Câmara dos Deputados

O Sindjus representado pelo presidente Costa Neto e pelos diretores Eiraldo Pimenta, Silvanildo Faria, Anderson Ferreira e Joanis Simões, marcou presença no ato solene do lançamento da Frente Parlamentar mista em Defesa e Valorização das Polícias Institucionais, realizado nesta quarta-feira (03/07), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados. O colegiado foi instalado em maio deste ano, após alcançar o número regimental de assinaturas para composição da frente e recebeu aprovação do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL). O pedido (REQ 1330/2024) é de autoria da deputada federal Rosângela Reis (PL-MG) e foi apresentado à Mesa Diretora da Câmara no dia 23 de abril.

Para o presidente do Sindjus, Costa Neto, toda ação de valorização da carreira conta com o apoio do sindicato. “O fortalecimento da categoria passa por políticas que vão garantir a valorização, capacitação e fomento de ações em prol dos nossos colegas agentes da Polícia Judicial. O Sindjus tem lutado para que a Polícia Judicial e Polícia do Ministério Público sejam tratadas com prerrogativas semelhantes às outras polícias de segurança pública institucional, como o GSI e a Polícia Legislativa. E isso vem desde a regulamentação pela Resolução CNJ nº 344/2020”, disse.

No ano passado, o Sindjus esteve reunido com o conselheiro do CNJ, Giovanni Olsson, para tratar da inclusão dos Policiais Judiciais entre as categorias autorizadas a portar armas para a defesa pessoal fora de serviço. “O resultado é que hoje a conquista é uma realidade com a alteração, no mês passado, da Resolução nº 467/2022 no plenário do CNJ”, relembra Costa Neto.

A frente parlamentar conta com 193 deputados e quatro senadores. A deputada autora da proposta de criação da frente irá presidir os trabalhos do colegiado. De acordo com ela, a Polícia Institucional desempenha papel essencial. Seu comprometimento com a proteção das autoridades e a manutenção da integridade de bens, serviços e interesses das instituições é crucial para o funcionamento saudável de uma sociedade”, destaca.

A Polícia Judicial e a Polícia do Ministério Público podem contar com o Sindjus na garantia de avanços constantes para essa valorosa categoria.

Confira a lista de parlamentares membros da frente parlamentar, AQUI.

Confira o requerimento de criação da Frente Parlamentar (REQ 1330/2024), AQUI.

Confira a Resolução nº 467/2022 do CNJ sobre o porte de armas para a defesa pessoal fora de serviço. AQUI.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥153 Total de Visualizações