Sindjus e associações parceiras protocolam pedido para criação/reabertura dos berçários e de salas de amamentação nos Órgãos que ainda não possuem

Em busca de ampliar o cuidado à saúde materno-infantil e a atenção às mamães servidoras e trabalhadoras do PJU e MPU, o Sindjus, juntamente com as associações parceiras, protocolou Requerimento Administrativo pedindo a criação e reabertura dos berçários e de salas de amamentação nos órgãos do Poder Judiciário e do MPU que ainda não possuem um espaço específico com essas finalidades. O Sindjus entende que construir um ambiente inclusivo às mães e viabilizar a continuidade do aleitamento materno, vai garantir saúde tanto da mãe quanto do bebê.

Em maio deste ano, o Sindjus participou da inauguração da nova Sala de Amamentação do STJ. Para o sindicato, foi gratificante fazer parte deste momento histórico que mostra o compromisso do Tribunal com a valorização da família e o bem-estar de seus servidores e trabalhadores. “Essa nova Sala de Amamentação é um símbolo de cuidado e respeito, além de servir de inspiração para outras instituições seguirem o mesmo caminho em prol da equidade e da humanização. Por este motivo, nós do Sindjus queremos ajudar a promover e estender esse benefício a todos os órgãos que ainda não o possuem, de modo a propiciar um ambiente mais acolhedor e saudável aos pais, mães e bebês”, ressalta o presidente do Sindjus, Costa Neto, que também aproveitou para reforçar que esse modelo já é sucesso nas Cortes do STF, STJ, TST, PGR e nos Conselhos.

O pedido do Sindjus e das associações parceiras vai ao encontro da declaração da Organização das Nações Unidas (ONU) chamada “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), na qual propõe a promoção da igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; redução da mortalidade infantil; e melhorar a saúde materna. Na justificativa do Requerimento, o Sindjus também enfatiza que a Constituição Federal de 1988 garante diversos direitos fundamentais às mulheres e às crianças, os quais corroboram para que o Brasil cumpra as metas estabelecidas pela ONU.

“As previsões constitucionais não são suficientes, por si só, para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio [ODM], também se faz necessário que o Estado Brasileiro adote postura ativa e promova ações concretizadoras. Por isso, nós do Sindjus encampamos essa iniciativa em conjunto com as associações parceiras no sentido de reativar e construir berçários e salas de amamentação, aptos a conceder a dignidade necessária a suas servidoras e seus dependentes”, destaca Costa Neto.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥149 Total de Visualizações