Campanha “Reajuste Já, Zero Não!” avança com força total
Sindjus apresenta proposta de reajuste emergencial dos servidores do PJU ao Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal, Daniel Marchionatti
Na manhã da última segunda-feira, 22 de julho, o Sindjus, representado pela vice-presidente Gisele Sergio e pelos diretores jurídicos Cledo Vieira e Chico Vaz, esteve reunido com o Secretário-Geral do Conselho da Justiça Federal (CJF), Daniel Marchionatti.
A campanha “Reajuste Já, Zero Não” busca a recomposição emergencial dos salários dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. Protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 19 de junho, a proposta visa compensar as perdas inflacionárias recentes dos servidores, com reajustes programados para 2025 e 2026. O reajuste emergencial incidirá sobre a Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ), beneficiando de forma igual analistas, técnicos e auxiliares, ativos e aposentados.
O Sindjus apresentou estudos técnicos detalhados que fundamentam a proposta, levando em conta o cenário atual e os aspectos legais e orçamentários. Segundo o levantamento do Sindjus, a defasagem salarial dos servidores do Judiciário ultrapassa os 20%, considerando os reajustes das Leis nº 13.317/2016 e 14.523/2023. Desde a Constituição Federal de 1988, a perda salarial acumulada chega a aproximadamente 78,5%.
“Não podemos acumular mais perdas inflacionárias. O Sindjus vai continuar trabalhando para que a valorização da nossa categoria se torne realidade. REAJUSTE JÁ! ZERO NÃO!” afirmou o presidente do Sindjus Costa Neto.
Mobilização Ampla
O Sindjus está mobilizando todos os órgãos do Poder Judiciário da União (PJU) e do Ministério Público da União (MPU) para viabilizar a medida. No dia 27 de junho, o Sindjus, representado pelo presidente Costa Neto, pelo vice-presidente Francisco Xavier e pelo diretor de Administração e Finanças, Abdias Trajano, reuniu-se com o Secretário-Geral do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), Celso de Oliveira, e entregou a proposta ao presidente do tribunal, Desembargador Waldir Leôncio.
A proposta também foi apresentada a várias outras autoridades, incluindo o Procurador-Geral do Ministério Público Militar, Dr. Clauro Roberto, o Diretor-Geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Gustavo Caribé, e o Diretor-Geral do Supremo Tribunal Federal (STF), Eduardo Toledo. Recentemente, a diretoria do Sindjus esteve reunida com o Diretor-Geral do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Sérgio Pedreira, e sua equipe técnica, bem como com o Diretor-Geral do Superior Tribunal Militar (STM), General Lauro Luís Pires.
Outras reuniões importantes ocorreram com o Diretor-Geral do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), Dr. Roberto Carlos de Oliveira, e com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes, além do Diretor-Geral do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10), Dr. Rafael Bellinello. Além disso, o Sindjus se reuniu também com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TREDF), Desembargador Jair Soares, e com o Diretor-Geral substituto do tribunal, Guilherme Juliano, para apresentar a proposta, que foi muito bem recebida.
O Sindjus permanece empenhado em assegurar a recomposição salarial dos servidores do PJU e do MPU, lutando por um reajuste emergencial justo e necessário para todos, de modo a compensar as perdas salariais acumuladas ao longo dos anos.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.
🔥1.8 K Total de Visualizações