Sindjus pede apoio do 1º vice-presidente do TJDFT à proposta de reajuste emergencial


O presidente do Sindjus Costa Neto e os diretores Abdias Trajano e Ednete Bezerra se reuniram, nesta terça-feira (30/7), com o 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, buscando o apoio do tribunal à proposta de reajuste emergencial para os servidores do PJU.

Os representantes do Sindicato discorreram sobre o eixo central e os detalhes técnicos da proposta elaborada pelo Sindjus, com ajuda de especialista em carreira e orçamento, visando utilizar o orçamento disponível para os anos de 2025 e 2026, a fim de evitar o agravamento da defasagem salarial da categoria.

Estudos feitos pelo Sindicato revelam uma defasagem salarial dos servidores do Poder Judiciário que supera os 20%, considerando os reajustes das Leis nº 13.317/2016 e 14.523/2023. Em relação às perdas históricas desde a Constituição Federal de 1988, a defasagem chega a cerca de 78,5%.

Costa Neto, que é membro titular do Sindjus no Fórum de Carreira do PJU, explicou ao 1º vice-presidente do TJDFT que embora as discussões estejam em curso no Fórum, é fundamental que os órgãos do PJU apoiem esse pleito, pois o tempo para aproveitar a próxima janela orçamentária é bastante exíguo. No início de agosto os órgãos vão aprovar suas propostas orçamentárias, que serão encaminhadas à Secretária de Orçamento e Finanças do Ministério do Planejamento, que precisa enviar a PLOA ao Congresso Nacional até 31 de agosto.

“Estamos atuando bravamente para conquistar esse reajuste emergencial, buscando o apoio de todos os órgãos do PJU e ramos do MPU. Elaboramos uma proposta com muita responsabilidade e compromisso, visando o melhor para os servidores e proteger a nossa categoria, que não pode amargar mais dois anos sem reajuste. Nossos esforços estão voltados para evitar que os servidores do PJU e MPU fiquem no zero. Agradecemos a disponibilidade e atenção do 1º vice-presidente do TJDFT, Roberval Belinati, que recebeu o Sindjus muito bem e ouviu atentamente nossas considerações a respeito dessa proposta que significa muito para a nossa categoria”, afirmou Costa Neto.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato!

🔥392 Total de Visualizações