Sindjus marca presença no seminário “Feminicídio em debate” do MPDFT
No dia 6 de agosto, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sediou o seminário “Feminicídio em debate: prevenir e combater o feminicídio no marco dos 18 anos da Lei Maria da Penha”. O Sindjus, representado pelo seu presidente Costa Neto, esteve presente, reafirmando o compromisso da entidade com a luta pela erradicação da violência contra a mulher.
Para Costa Neto, este é um momento oportuno pois o mês de agosto, celebra os 18 anos da edição da Lei Maria da Penha (11.340, de 2006). “Gostaria de parabenizar a iniciativa dessa campanha e também do lançamento da Cartilha, neste mês coemorativo. No meu entendimento devemos atuar juntamente com a sociedade, que deve ser nossa grande aliada nesse combate ao feminicídio, à violência contra a mulher. Se não tivermos a sociedade ao nosso lado, dificilmente nós conseguiremos reduzir esses índices tão alarmantes. Deixo o meu agradecimento e os meus parabéns como forma de elogio a esse importante seminário e a essa importante campanha dirigida pela doutora Fabiana e pelo doutor Georges, em nome do Ministério Público, do Distrito Federal e Territórios. Eu coloco o Sindjus à disposição, como o sindicato que representa os servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União”, discursou.
A conferência inaugural contou com a participação da ministra do STF, Cármen Lúcia, e do procurador-geral de justiça do MPDFT, Georges Seigneur. Diversos painéis foram realizados, onde promotores e juristas debateram medidas protetivas, estratégias de gestão de risco e os contextos interseccionais e discriminatórios do feminicídio.
Durante o evento, a Ouvidoria das Mulheres do MPDFT lançou a Cartilha “Violência Contra a Mulher: o que você precisa saber?”, um importante recurso para informar e empoderar as mulheres.
A campanha “Violência contra a mulher não é normal – abra os olhos, sua atitude pode mudar o final”, idealizada pelo MPDFT, Fórum Brasileiro de Segurança Pública e Tribo da Periferia, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal, também foi destaque. A atriz Juliana Paes, madrinha da campanha e Defensora para a Prevenção e Eliminação da Violência contra as Mulheres da ONU Mulheres Brasil, reforçou a importância da conscientização e da ação coletiva contra o feminicídio.
O Sindjus segue firme no apoio a iniciativas que promovam a proteção e os direitos das mulheres, reafirmando seu compromisso com uma sociedade mais justa e segura para todas.
Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.