Sindjus prestigia posse dos novos presidente e vice-presidente do STJ

O Sindjus acompanhou, diretamente do Plenário do STJ, a cerimônia de posse da nova gestão do Superior Tribunal de Justiça, que empossou, nesta quinta-feira (22/08), o novo presidente do tribunal, ministro Herman Benjamin, e o novo vice-presidente, ministro Luís Felipe Salomão. O Sindjus foi representado pelo presidente, Costa Neto, pela vice-presidente, Gisele Sérgio, e pelo diretor de Assuntos Jurídicos Chico Vaz.

Diversas autoridades participaram da solenidade, dentre elas: o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente do STF, Luís Roberto Barroso; o procurador-geral da República, Paulo Gonet; o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti. Também estiveram presentes o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; governadores; ministros de Estado; embaixadores; diversos parlamentares e magistrados.

Durante a cerimônia, o novo presidente Herman Benjamin prestou o juramento de posse e assinou o termo. Na sequência, deu posse ao vice-presidente, Luís Felipe Salomão. Ao final, os dois receberam os cumprimentos dos presentes.

Em seu discurso, o novo presidente do STJ mencionou a capacidade e a eficiência dos servidores do tribunal, com múltiplas competências profissionais e oriundos de todas as partes do Brasil: “Sem eles, teríamos um edifício majestoso, com 33 ministros, e nada mais”.

“O Sindjus parabeniza o novo presidente, Herman Benjamin, e o novo vice-presidente, Luís Felipe Salomão, desejando sucesso em suas respectivas jornadas à frente do STJ. No tocante à pauta da nossa categoria, vamos apresentar à nova gestão temas importantes como a reestruturação da carreira dos servidores do Poder Judiciário. Desde já, o Sindjus se coloca à disposição para dialogar com a nova gestão e construir soluções conjuntas para a valorização da nossa categoria”, afirmou Costa Neto.

O mandato de Benjamin e Salomão à frente do tribunal vai até o ano de 2026. Ambos foram eleitos para os cargos em abril, pelo plenário do STJ. Sucedem à ministra Maria Thereza de Assis Moura e ao ministro Og Fernandes, que foram presidente e vice, respectivamente.

Conheça mais sobre o presidente e o vice-presidente do STJ
Herman Benjamin é um jurista de atuação destacada nas áreas do direito ambiental e do direito do consumidor. Paraibano, de Catolé do Rocha, é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em direito pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Fez carreira no Ministério Público de São Paulo e, ao longo de 24 anos, atuou em várias frentes na instituição. Conferencista e autor de diversos livros, ensaios e artigos jurídicos, conciliou atividades de docência no Brasil e no exterior.

Luis Felipe Salomão é o atual corregedor nacional de Justiça. Ele tem participação relevante na formação da jurisprudência do STJ – onde atua há 15 anos e integra a Corte Especial –, especialmente nos julgamentos de direito privado, figurando como relator de diversos precedentes que marcaram o cenário jurídico nos últimos anos. O ministro presidiu a comissão de juristas constituída pelo Senado para propor a legislação que ampliou a arbitragem e criou a mediação no Brasil (Leis 13.129/2015 e 13.140/2015). Também presidiu a comissão que elaborou o anteprojeto de reforma do Código Civil, concluído recentemente.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

 

 

🔥260 Total de Visualizações