30 de agosto: Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

A doença neurológica e autoimune conhecida como Esclerose Múltipla (EM), não tem cura e ataca o próprio sistema nervoso central, especificamente na estrutura que reveste os neurônios, a chamada de bainha de mielina, que são as células de defesa do organismo. A EM causa destruição ou danos permanentes nos nervos. Os principais sintomas são fraqueza muscular, cansaço excessivo, rigidez, dor ou espasmos musculares, espasmos no olho ou visão dupla, dificuldades para falar e engolir, além de alterações de humor. Porém muitos desses sintomas variam conforme a quantidade de nervos afetados e quais deles foram atingidos.

O Sindjus, em busca de estimular a conscientização sobre a doença, reforça o apoio à sensibilização quanto à necessidade implementação de políticas e pesquisas voltadas para o tratamento da Esclerose Múltipla. Através do Núcleo de Inclusão, o Sindjus trabalha em prol de uma realidade inclusiva no âmbito do PJU e MPU por meio de campanhas de conscientização e outras ações. “Essa data é importante para lutamos por mais efetividade nos programas e políticas de acessibilidade a todos. Nós do Sindjus estamos sempre a disposição para apoiar nossos filiados em busca dos seus direitos e por mais qualidade de vida”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos, Trabalhistas e Parlamentares do Sindjus, Cledo Vieira.

Atualmente, os tratamentos disponíveis são a base de remédios corticoides, anticonvulsivantes e imunossupressores, que ajudam a controlar os sintomas, evitar as crises ou atrasar a evolução. O Sindjus reforça que o paciente diagnosticado com a doença deve ser acompanhado por um reumatologista. A família também é fundamental no tratamento e no reconhecimento do diagnóstico. Por isso, o Sindjus alerta: não ignore os sintomas e busque ajuda de especialistas quanto antes!

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥71 Total de Visualizações