Sindjus participa da cerimônia que agraciou mais de 200 estagiários para atuarem como conciliadores no TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) realizou na quinta-feira (29/08), no Plenário do Tribunal do Júri de Brasília, localizado no Fórum Desembargador Milton Sebastião, a abertura da I Jornada do(a) Estagiário(a) Conciliador(a) do Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (Nupemec). O Sindjus representado pelo presidente Costa Neto, fez parte da mesa de abertura da solenidade que agraciou 200 estagiários com capacitação e reciclagem de conhecimentos em diversas áreas, em especial, a conciliação e mediação como profissões do futuro, e a inteligência relacional.

O presidente do Sindjus, Costa Neto, reforçou o comprometimento do sindicato com a formação e valorização dos futuros profissionais da área jurídica. “O futuro da conciliação humanizada, da mediação passa por temas como os que fora abordados aqui nessa capacitação como a inteligência relacional. Nós do Sindjus apoiamos iniciativas como esta, que consolidam a formação dos jovens que vão dar andamento às atividades importantes para os tribunais, à exemplo da conciliação”, ressalta.

A Juíza Auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Marília Garcia Guedes, reforçou que uma das missões do Tribunal é a formação de valores humanos em busca da solução rápida dos conflitos. “Para manter o nível de excelência é necessário a qualificação, a formação contínua e os estagiários são vinculados diretamente à conciliação e eles são a linha de frente do Tribunal”. A juíza contou sobre a sua trajetória profissional de estagiária até se tornar Juíza. “Há exatas duas décadas eu fui conciliadora do TJDFT e conversar com as partes, entender um advogado e entender que, para a parte, a demanda é algo que tem sentimentos e não se trata apenas um processo. É na formação a gente desenvolve a capacidade de entender um conflito” finalizou.

Durante a abertura do evento, o Corregedor da Justiça do DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro Rosa, disse ser “um prazer deslumbrar pessoas que estão se voluntariando para atuar como conciliadores”. O Corregedor destacou habilidades para exercer a função como paciência e atenção no outro. Parabenizou a 2ª Vice-Presidência por promover esse treinamento aos estagiários e disse ter certeza “que levarão para o resto das vidas a experiência que envolve a atividade”.

Ao todo são dois dias de evento com palestras. Para Mateus Castelo Branco, participante do evento que já atua há dois anos como conciliador no TJDFT contou o que mais encanta nessa função “eu posso dizer com certeza que é o olhar mais humano que a gente tem com as partes”. Mateus afirmou que trabalha com as ferramentas que aprende no curso da conciliação. “Temos bastante êxitos fazendo propostas de acordo, ajudando, realmente, em soluções mais construtivas. A gente conseguiu também ajudar várias pessoas”.

O Sindjus reforça o apoio e o compromisso com a formação e valorização dos futuros profissionais da área jurídica.

Orgulho de ser Sindjus! Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.

🔥83 Total de Visualizações