Sindjus se reúne com coordenador do Fórum de Carreira do PJU e reforça luta pelo reajuste emergencial e o AQ


Nesta quarta-feira (28 de agosto), o Sindjus se reuniu com o coordenador do Fórum de Discussão Permanente de Gestão da Carreira dos servidores do PJU, o conselheiro do CNJ Guilherme Feliciano, para tratar de assuntos referentes ao Fórum e a projetos importantes como o “Programa Polícia Judicial Amiga dos Autistas”. O presidente Costa Neto, a vice-presidente Gisele Sérgio e o diretor de Formação Sindical Igor Mariano representaram o Sindicato nessa reunião, que aconteceu no gabinete do conselheiro.

Costa Neto explicou que o Sindjus segue acreditando que o reajuste emergencial baseado na majoração da GAJ a partir de 2025 é possível e solicitou ao conselheiro para que relembre as administrações a respeito da deliberação da última reunião ordinária do Fórum que determinou o prazo de 30 dias para que sejam entregues os estudos de disponibilidade orçamentária sobre a possibilidade de majoração da GAJ dos atuais 140% para 165% a partir de 1º de novembro de 2025, conforme proposta apresentada pelo Sindicato e encaminhada no Fórum pelo Conselheiro.

O presidente do Sindjus frisou que embora os tribunais não tenham incluído o reajuste emergencial em suas propostas orçamentárias, caso seja verificada disponibilidade orçamentária para essa implantação ainda em 2025, é possível envidar esforços para viabilizar esse reajuste durante a tramitação do PLOA.

O Sindjus pontuou ainda que as administrações estão fazendo cálculos para alteração do AQ, segundo definido em reunião do Subgrupo 2, em 26 de agosto, que teve a participação do próprio conselheiro.

“Caso o valor do impacto do AQ apurado seja próximo ao do reajuste emergencial, e uma vez que se trata do mesmo orçamento, é necessário fazer uma discussão para saber qual é a melhor opção para os servidores. Afinal, o AQ contempla apenas uma parcela da categoria. Já o reajuste emergencial, nos parâmetros propostos pelo Sindjus, contempla toda a categoria”, explicou Costa Neto.
O conselheiro Guilherme Feliciano ouviu atentamente os argumentos apresentados pelo Sindjus e ficou de fazer um lembrete às administrações sobre o prazo para a entrega dos cálculos referentes à disponibilidade orçamentária para a majoração da GAJ a partir de novembro de 2025.

Polícia Judicial Amiga dos Autistas
No mesmo dia, pela manhã, ocorreu o evento que marcou o início do curso de formação de instrutores do protocolo “Polícia Judicial Amiga dos Autistas” e contou com a participação do conselheiro Guilherme Feliciano.

Igor Mariano, que também é diretor do Departamento de Segurança Institucional do Poder Judiciário (DSIPJ) do CNJ, responsável pela realização desse curso, salientou a importância desse projeto e do apoio do conselheiro Guilherme Feliciano.

Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato! 

🔥1.1 K Total de Visualizações