Assembleia Geral Extraordinária aprova pauta e critérios para participação do 10° Congresso Extraordinário do Sindjus e elege membros para compor a Comissão Organizadora do evento
Na tarde desta segunda-feira (2/9), os filiados participaram de Assembleia Geral Extraordinária e aprovaram os critérios para a convocação do 10° Congresso Extraordinário do Sindjus.
A Assembleia Geral Extraordinária, convocada através de edital publicado no dia 29 de agosto na página eletrônica do Sindjus, cumprindo todos os ritos do Estatuto Social, começou às 15h30, após segunda e última chamada, e teve como item único e exclusivo da pauta a deliberação acerca da convocação do 10⁰ Congresso Extraordinário do Sindjus, conforme dispõe o artigo 18 do Estatuto Social.
O presidente do Sindjus, Costa Neto, deu início aos trabalhos agradecendo a presença de todos os filiados do DF e da região Norte e explicando o regulamento da assembleia. A sistemática de funcionamento da assembleia foi aprovada por maioria absoluta.
A pauta única e exclusiva da Assembleia foi dividida em três itens:
A – Escolha dos membros para compor a Comissão Organizadora do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus, que irão trabalhar juntamente com a Diretoria do Sindus nesse processo;
B – Pauta do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus;
C – Critérios de participação no 10º Congresso Extraordinário do Sindjus.
Item A
Foi aberto prazo para inscrição de chapas compostas por três filiados para participar da Comissão Organizadora do Congresso. Duas chapas foram inscritas:
Chapa 1: Chapa União e Força: Avançar Sempre
Wite Villela (STJ)
Diana Enoki (TST)
Ruzevan Saraiva – (JF/RO)
Chapa 2: Pela democratização do Congresso do Sindjus
Fernando Freitas (TJDFT)
Gláucia Sena (TJDFT)
Laércio Bernardes (MPF)
Apurados os votos, a Chapa 1 foi eleita com 156 votos; a Chapa 2 teve 17 votos; e foram registradas duas abstenções.
Item B
A mesa encaminhou à votação a proposta da pauta do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus, composta dos seguintes itens:
1 – Plano de reestruturação da nossa carreira;
2 – Assuntos estabelecidos no art. 18 do Estatuto Social.
Costa Neto explicou que os passos para a reestruturação da nossa carreira serão dados no 10º Congresso Extraordinário, onde serão apresentadas as propostas que estão sendo trabalhadas pela Diretoria do Sindicato junto com o especialista na área, o consultor Luís Alberto dos Santos, e a partir daí construir as alternativas necessárias que serão então apresentadas oficialmente à categoria. “É importante que a pauta seja focada, para que possamos ter o tempo necessário para estabelecer o diálogo com todos os delegados, de modo que o debate possa fluir”, afirmou o presidente do Sindjus.
A proposta da Mesa referente ao item B foi aprovada por ampla maioria, com quatro abstenções e um voto contrário.
Item C
Em relação aos critérios de participação no 10º Congresso, a Mesa apresentou proposta semelhante ao procedimento que já foi adotado nos dois últimos congressos (8° e 9° Congressos), trazendo como inovação a escolha em número igual de técnicos e analistas, considerando a importância de assegurar a participação de todos os segmentos no debate sobre a reestruturação das carreiras.
Critério 1: Delegados natos ao Congresso: Diretoria do Sindjus (titulares e suplentes), Conselho Fiscal (titulares e suplentes), os atuais Delegados Sindicais (que foram eleitos observando o critério de proporcionalidade de número de filiados por local de trabalho), e os três membros da Comissão eleitos na assembleia de hoje;
Critério 2:
Delegados eleitos em assembleias setoriais da seguinte forma: Dois delegados eleitos entre os ativos por cada Tribunal e Conselhos do Judiciário, dois para cada ramo do MPU (MPF, MPM, MPT e MPDFT), dois para o CNMP/ESMPU, e dois por Estados da região Norte (AC/RO/RR/TO), sendo sempre um Técnico e um Analista. 5 Auxiliares (ativos e inativos), eleitos em assembleia setorial do segmento. 10 aposentados (5 Analistas e 5 Técnicos) eleitos em assembleia setorial do segmento.
A proposta da Mesa foi aprovada por ampla maioria dos votos.
“Essa assembleia demonstrou que o nosso propósito maior é construir o nosso Plano de Carreira. Um plano para todos: Analistas, Técnicos e Auxiliares, ativos e aposentados. Que possamos sair desta assembleia de mãos dadas, unidos, para construir o melhor projeto de reestruturação de carreira que será encaminhado ao STF”, afirmou Costa Neto.
Importante: a comissão organizadora do 10º Congresso Extraordinário do Sindjus foi imediatamente instalada e vai definir nos próximos dias as datas para a realização das assembleias setoriais que elegerão os delegados e também a data e o local da realização do congresso.
Orgulho de ser Sindjus. Filie-se e fortaleça o seu Sindicato.
🔥292 Total de Visualizações